Natural de Conceição da Barra, Edimara Alves representará o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-20 em Lima, Peru. A atleta competirá na prova de arremesso de peso neste sábado (13). Contemplada pelo programa Bolsa Atleta da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), Edimara lidera o ranking nacional com uma marca de 14,68 metros.
O Atletismo Brasil terá um total de 60 atletas (28 mulheres e 32 homens) no campeonato, que é uma edição extra devido à realização anterior em 2023, em Bogotá, Colômbia. Além do Sul-Americano, Edimara se classificou para o Campeonato Mundial da modalidade, também em Lima, no final de agosto. Após competir no Sul-Americano, a atleta retornará ao Brasil antes de embarcar novamente para o Peru.
Edimara Alves começou sua jornada na modalidade aos 11 anos, destacando-se sob a orientação do treinador Gabriel Gagliardi Barbero, idealizador do projeto “Atletismo em Itaúnas”. Este projeto oferece treinos voluntários de atletismo para alunos de duas escolas em Conceição da Barra: Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Dunas de Itaúnas e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Córrego do Cedro.
“Comecei desde cedo porque meu treinador disse que eu tinha talento, e eu continuei treinando. Na minha primeira competição, fiquei em sexto lugar no Estado, e desde então não parei de me dedicar, sempre avançando”, compartilhou Edimara Alves.