Na tarde da terça-feira (30), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu por sorteio os 40 confrontos eliminatórios da primeira fase da Copa do Brasil, que começa em 21 de fevereiro.
Nesta fase inicial do torneio participam 80 dos 92 clubes, o restante entra na terceira fase, que terá jogos de ida e volta. O calendário com datas e horários da partida ainda serão divulgados pela CBF.
Logo na primeira chave, o Cruzeiro, maior campeão da Copa do Brasil (seis títulos), foi sorteado para estrear contra o Sousa-PB, na cidade que dá nome ao clube. Segundo o regulamento do torneio, os times mais bem colocados no Ranking Nacional de Clubes (RNC) estreiam fora de casa, mas levam a vantagem do empate para avançar à segunda fase.
O Corinthians também se deslocará na estreia e vai enfrentar o Cianorte-PR. Assim como o Fortaleza que pegara o Fluminense-PI e o Bahia que irá até São Luís enfrentar o Moto Club.
Estreiam no campeonato, o Audax-Rio; o Capital, do Tocantins; o Água Santa, de Diadema (SP); Amazonas-AM, campeão da Série C do Brasileiro 2023; Manauara-AM; Olaria-RJ; Grêmio Atlético Sampaio-RR; Itabuna-BA; e Petrolina-PE.
Os dois vencedores de cada grupo da primeira fase (são ao todo 20, com quatro times cada) avançam à etapa seguinte, também eliminatória (jogo único). No entanto, no caso de empate, a definição da partida ocorrerá em cobrança de pênaltis.
A partir da terceira fase, estarão juntos os times classificados e também os 2 clubes restantes: Palmeiras, Grêmio, Atlético-MG, Flamengo, Fluminense, São Paulo, Botafogo e RB Bragantino (representantes brasileiros na Copa Libertadores deste ano), além de Athletico-PR (nono lugar na Série A do Brasileirão 2023), Ceará (campeão da Copa do Nordeste), Goiás (campeão da Copa Verde) e Vitória (campeão da Série B).
Confira todos os confrontos nas redes sociais da Copa do Brasil.
*Com informações da Agência Brasil
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui