Os representantes brasileiros na próxima edição da Copa Libertadores já estão definidos. Com os resultados da 36ª rodada, Grêmio e Red Bull Bragantino garantiram a classificação para a Libertadores de 2024.
As únicas equipes garantidas na fase de grupos do torneio continental, até o momento, são o Fluminense, atual campeão da Libertadores, e o São Paulo, vencedor da Copa do Brasil.
Já os seis classificados do país pelo Campeonato Brasileiro ainda lutam por vaga direta na fase de grupos. Palmeiras, Botafogo, Atlético-MG, Flamengo, Grêmio e Red Bull Bragantino podem encerrar a competição entre os quatro primeiros colocados. Os times que ficarem nas 5ª e 6ª posições terão de passar pelas fases preliminares.
A classificação direta dá mais tempo de preparação para as equipes. Enquanto a fase de grupos está prevista para começar em 3 de abril, as fases preliminares começam em 7 de fevereiro, ou seja, quase dois meses de diferença.
A Copa Libertadores da América já conta com 34 times classificados para a edição de 2024. Serão 47 equipes no torneio do próximo ano.
Confira quem já está classificado para a Libertadores 2024:
- Argentina: River Plate, Rosario Central, Talleres e San Lorenzo;
- Bolívia: Bolívar e The Strongest;
- Brasil: Botafogo, Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG, Grêmio, Red Bull Bragantino, São Paulo e Fluminense;
- Chile: Cobresal;
- Colômbia: Millonarios e Atlético Nacional;
- Equador: Barcelona, El Nacional, LDU e Independiente Del Valle;
- Paraguai: Sportivo Trinidense, Libertad e Cerro Porteño;
- Peru: Alianza Lima, Universitario, Sporting Cristal e Melgar;
- Uruguai: Peñarol e Liverpool;
- Venezuela: Deportivo Táchira, Academia Puerto Cabello, Portuguesa e Caracas;
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.