A Secretaria da Justiça do Espírito Santo (Sejus) realizou a cerimônia de formatura para duas novas turmas de capacitação profissional no Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL). Foram entregues diplomas a 31 participantes dos cursos de Confeitaria e Inglês Básico.
A ação, desenvolvida em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Espírito Santo (Senac-ES), oferece qualificação técnica integrada ao Programa de Ressocialização da secretaria, uma iniciativa que promove mudança social por meio da educação e do trabalho.
O secretário estadual da Justiça, Rafael Pacheco, explicou que a cooperação com o Senac-ES amplia as oportunidades de ensino profissional dentro do sistema prisional capixaba. “A capacitação para o trabalho é um dos instrumentos mais importantes para transformar o ambiente carcerário. Essa diretriz se consolida com parcerias essenciais, como a que temos com o Senac, que oferece instrução técnica de qualidade para quem está preso”, afirmou.
Ele acrescentou que o objetivo é que o custodiado saia da unidade com uma profissão, tendo condições de se afastar da criminalidade, garantir seu sustento e prover para a família. “A Secretaria da Justiça prioriza bases cruciais para a reintegração, focando em educação, capacitação e trabalho, porque entende que oferecer oportunidades é vital para romper ciclos de violência. Ao proporcionar essas chances, preparamos essas pessoas para um recomeço honesto após o cumprimento da pena”, enfatizou Rafael Pacheco.
Capacitação Profissional
A parceria entre a Sejus e o Senac-ES, por meio do Projeto Integra, permitiu a realização de diversos cursos de formação para pessoas privadas de liberdade nos últimos anos. Em 2024, cerca de 140 internos foram beneficiados. Esse número subiu para 243 concluintes em 2025, um aumento de quase 75%, que demonstra a consolidação e o fortalecimento da iniciativa.
“A aliança entre o Senac e a Sejus, através do Projeto Integra, mostra como a educação profissional pode ser um mecanismo estratégico de reinserção social. Ao disponibilizar qualificação de alto padrão no sistema prisional, abrimos perspectivas, fortalecemos a cidadania e criamos caminhos concretos para uma inclusão social produtiva”, destacou Ana Claudia Braga Schmittid, Gerente de Oferta Educacional e Social do Senac-ES.
Segundo a gerente, em períodos anteriores foram oferecidos diversos cursos alinhados com as demandas do mercado de trabalho, como:
- Cabeleireiro
- Padeiro
- Costureiro
- Assistente Administrativo
- Assistente de Logística
- Artesão em Bordado à Mão
- Fotógrafo
- Informática Básica
- Unha de Gel
- Barbearia
ampliando as opções de atuação no mercado para esses alunos.
As formações ocorreram em várias unidades prisionais do estado, incluindo o Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC), as Penitenciárias de Segurança Média I e II (PSME I e II), a Penitenciária Estadual de Vila Velha III e VI (PEVV III e VI), a Casa de Custódia de Vila Velha (CASCUVV), o Centro Prisional Feminino de Colatina (CPFCOL), a Penitenciária Regional de São Mateus (PRSM) e o próprio Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL).







