5 de dezembro de 2025
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Projeto Trançando Vidas celebra formatura de pacientes do CAPS AD

A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) segue ampliando iniciativas que combinam cuidado e acolhimento e que promovem oportunidades. Uma delas é o Projeto Trançando Vidas, que oferece cursos de tranças para mulheres acompanhadas pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (Caps AD).

Continua após a publicidade

A proposta integra um dos três programas desenvolvidos no Caps AD de Vitória que foram reconhecidos em 2024 pelo Edital Boas Práticas no Campo das Políticas sobre Drogas, promovido pelo Governo do Estado por meio da Subsecretaria de Estado de Políticas sobre Drogas (SESD), na categoria voltada a cuidados e tratamento para pessoas com necessidades relacionadas ao uso de drogas.

O objetivo do projeto é abrir caminhos, reforçar a autonomia e elevar a autoestima dessas mulheres, mostrando que elas podem adquirir novas competências, retomar planos pessoais e favorecer a reinserção no mercado de trabalho por meio do empreendedorismo.

Continua após a publicidade

O Trançando Vidas começou em julho de 2025, com a primeira turma realizada no Caps AD. Diante dos resultados positivos e do interesse das participantes, o projeto foi estendido ao Sistema Prisional Feminino em Cariacica, proporcionando às reclusas a mesma oportunidade de formação e fortalecimento pessoal.

Projeto Trançando Vidas celebra a formatura de pacientes do Caps AD

Projeto Trançando Vidas

Formatura

Na quinta-feira passada, dia 13, as participantes celebraram o término do curso que as capacitou como trancistas. A solenidade ocorreu nas dependências do Caps AD, incluiu a entrega de certificados e contou com a presença de Jaqueline dos Santos, trancista que já esteve presa e hoje é proprietária de um negócio próprio; ela foi a responsável por ministrar as aulas.

Durante o evento, Jaqueline relatou sua trajetória pessoal e incentivou as formandas, ressaltando a possibilidade de reconstruir a vida e de projetar um novo futuro por meio do trabalho autônomo.

Na sexta-feira, dia 14, as mulheres que participam do curso no Sistema Prisional Feminino também realizaram uma cerimônia de formatura na Unidade Prisional Feminina, levando acolhimento e perspectiva de recomeço às detentas.

“Esse trabalho é fundamental porque oferece mais do que um curso: oferece novas possibilidades de vida. Quando uma mulher aprende um ofício, ela não está apenas adquirindo uma técnica, está também reconstruindo sua autoestima, descobrindo do que é capaz, percebendo que tem talento e podendo sonhar novamente”, destaca a diretora do Caps AD, Elaine Freitas.

Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
04:53 am
Anoitecer
06:11 pm
22ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
3.6 km/h
06/12
Sáb
Mínima
21ºC
Máxima
25ºC
07/12
Dom
Mínima
21ºC
Máxima
26ºC
08/12
Seg
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC
09/12
Ter
Mínima
23ºC
Máxima
28ºC

Volta Ecológica defende os Manguezais de Vitória

Tony Silvaneto

Leia também