O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou nesta quarta-feira (19) um acordo de crédito externo com o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) no valor de US$ 162,4 milhões. O recurso destina-se à implantação do Programa Brasileiro de Gestão de Ativos Rodoviários Proativo, Inclusivo, Seguro e Resiliente do Espírito Santo (PROATIVA-ES). Com contrapartida do governo estadual de US$ 40,6 milhões, o investimento totaliza US$ 203 milhões.
Operação e articulação institucional
A operação foi viabilizada pela Subsecretaria de Captação de Recursos (Subcap), vinculada à Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), em parceria com o Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES).
Impacto e objetivos do programa
Segundo o governador, o Espírito Santo tornou-se referência nacional em investimentos em infraestrutura, aplicando cerca de 20% da receita corrente líquida nesse setor. Esses recursos seguem a diretriz de descentralizar, integrar e promover o desenvolvimento em todas as regiões capixabas, e o PROATIVA-ES reforça esse compromisso ao garantir rodovias mais seguras, modernas e capazes de estimular a economia estadual.
Na avaliação do secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, o PROATIVA-ES representa um avanço decisivo na modernização da infraestrutura viária do Espírito Santo, consolidando um modelo de gestão que atende às demandas imediatas e às necessidades de médio e longo prazo. O programa busca tornar as rodovias mais seguras, eficientes e resilientes frente aos desafios climáticos, ao uso intensivo e às exigências de conectividade econômica.
O diretor-geral do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, explica que o programa prevê obras e serviços de manutenção rodoviária baseados em desempenho, com ênfase em segurança e resiliência. Os contratos, de caráter médio e longo prazo, abrangerão corredores rodoviários selecionados e introduzirão um novo modelo de gestão de ativos voltado para a manutenção proativa.
Freitas destacou que a realização dessas intervenções deverá diminuir congestionamentos e aumentar a segurança de pedestres e ciclistas, que hoje disputam o espaço de circulação reduzido com veículos de passeio e de transporte de cargas, cuja alternativa tem sido as vias centrais das cidades.
Abrangência e tipos de contratos
A iniciativa contempla três grandes frentes. A primeira envolve contratos CREMA-DBM com duração de oito anos, destinados à manutenção segura e resiliente de 252,6 quilômetros de rodovias em diversas regiões do Estado, incluindo trechos nos municípios de Fundão, Santa Teresa, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Ibitirama, Iúna, Irupi, Ibatiba, Anchieta, Piúma, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy.
A segunda frente prevê contratos CREMA-PPP, com prazo de até 25 anos, para aproximadamente 179,5 quilômetros de rodovias na região de Cachoeiro de Itapemirim e arredores, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs). A terceira frente abrange projetos e obras para a construção de contornos rodoviários em Santa Leopoldina e Santa Teresa, além da elaboração de estudos e anteprojetos para futuros contornos em Santa Maria de Jetibá e Domingos Martins.
Fortalecimento da gestão e ações complementares
O PROATIVA-ES inclui ainda ações estratégicas de fortalecimento da gestão pública, como a atualização do Plano Estadual de Logística e Transportes (PELTES) e do Plano Diretor Rodoviário (PDR). Prevê-se a aquisição de equipamentos para segurança viária, a capacitação de servidores no uso de tecnologias inovadoras, como BIM e inteligência artificial, e iniciativas para incentivar a participação de mulheres no setor da construção rodoviária.







