No coração do centro histórico, a Igreja de São Benedito representa fé, resistência e identidade cultural.
Localizada no Sítio Histórico Porto de São Mateus, essa construção do século XIX é um marco da religiosidade capixaba. Originalmente dedicada a Nossa Senhora do Rosário, passou a receber o nome em honra ao santo padroeiro.
Com fachada branca e detalhes amarelos, o templo se destaca entre os casarões coloridos e as ruas de paralelepípedos que preservam o charme colonial. Todos os anos, em dezembro, realiza-se a tradicional Festa de São Benedito, uma das mais antigas do Espírito Santo. A celebração inclui música, manifestações culturais e o ritual da fincada do mastro, que simboliza a ancestralidade local.
A Praça São Benedito, em frente ao templo, funciona como ponto de convívio comunitário. Nela há uma estátua do santo, venerado por muitos fiéis. Segundo a tradição, em 1836 São Benedito teria salvado pessoas escravizadas de um naufrágio; essas pessoas prometeram eterna gratidão ao santo.

Além do valor histórico e espiritual, a igreja impressiona pela localização privilegiada, próxima ao rio Cricaré e ao sítio histórico, onde a arquitetura colonial se harmoniza com os manguezais.
Onde se hospedar
Go Inn São Mateus
Este estabelecimento, na região de Sernamby, aceita animais de estimação e oferece piscina, sauna, estacionamento e café da manhã incluso.
Onde comer
Splêndido Espaço Gourmet
Funcionando de terça a sábado à noite, o restaurante serve pratos variados, com ênfase em frutos do mar.
Restaurante Araponga’s
Aberto diariamente para o almoço, serve comida caseira em sistema de self-service por quilo.
Como chegar
Saindo de Vitória pela BR-101 Norte, siga em direção a Linhares até São Mateus. No trevo principal, entre na ES-315 e siga as placas para o Sítio Histórico Porto de São Mateus. São cerca de 220 km, um percurso de aproximadamente 3 horas de carro.








