No Espírito Santo, 674.336 veículos estão com o licenciamento anual de 2025 em atraso, o que equivale a 26% da frota estadual, estimada em 2,5 milhões de veículos. A partir de 1º de outubro, condutores que não regularizarem a situação poderão ser autuados, ter pontos computados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e sofrer a remoção do veículo.
Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES), o prazo para quitação da taxa de licenciamento termina nesta sexta-feira (19), data de vencimento para as placas com finais 9 e 0. Em seguida, passa a valer o Calendário de Fiscalização do Licenciamento, quando as penalidades começarão a ser aplicadas durante abordagens de rotina.
O diretor de Habilitação e Veículos do Detran-ES, Raphael Piekarz, ressaltou que a fiscalização não mira exclusivamente o licenciamento. No entanto, o motorista flagrado em situação irregular estará sujeito às sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A infração é considerada gravíssima, acarretando multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo.
Conforme Piekarz, é possível pagar a taxa por meio de Pix no momento da abordagem, evitando a apreensão do veículo, embora a multa ainda seja aplicada. O Detran-ES também oferece a alternativa de parcelamento em até dez vezes por meio de empresas credenciadas, listadas no site do órgão.
O chefe de comunicação do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), tenente Lucas Gabriel Lourenço, informou que a fiscalização será intensificada a partir de outubro. Ele enfatizou que o licenciamento depende não só do pagamento da taxa, mas da solução de pendências, como recalls, vistoria de Gás Natural Veicular (GNV) e transferência de propriedade.
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é o documento exigido para a circulação e é emitido somente após o cumprimento de todas as exigências legais, incluindo a quitação do IPVA, de multas e de eventuais restrições judiciais.
Como regularizar
O proprietário deve acessar o site do Detran-ES (www.detran.es.gov.br), selecionar “Serviços Digitais de Veículos” e depois “Emissão de Boleto Licenciamento”. O pagamento pode ser feito à vista ou parcelado por meio das empresas credenciadas.
Calendário de vencimento do licenciamento 2025
- Placas finais 1 e 2: 11 de setembro
- Placas finais 3 e 4: 12 de setembro
- Placas finais 5 e 6: 15 de setembro
- Placas finais 7 e 8: 18 de setembro
- Placas finais 9 e 0: 19 de setembro
Início da fiscalização: 1º de outubro








