A Prefeitura de Guarapari, por meio da Secretaria Municipal de Integração da Cidade (SEMIC), iniciou nesta segunda-feira (1º) o período de cadastramento para comerciantes ambulantes e de ponto fixo que desejam atuar nas praias do município. O processo, que segue até o dia 31 de outubro, acontece na sede administrativa da SEMIC na Rua Josias Cerutti, nº 717, Praia do Morro, próximo à 5ª Delegacia Regional da Polícia Civil, de segunda a sexta-feira, em dois turnos: das 9h às 12h e das 14h às 17h.
O cadastramento é obrigatório para todos os interessados em exercer atividades comerciais na orla e contempla diferentes categorias, como: bebidas, salgados, doces, churros, pipoca e algodão-doce, milho e derivados, churrasquinho, salada de frutas, artigos de praia, tatuagem de henna e tererê, gelados, hot dog, stand up paddle, caiaque, locação de cadeiras e ombrelones, além de massagens de massoterapia.
Sobre o edital
O requerimento de inscrição e a lista completa de documentos exigidos estão disponíveis no edital, que pode ser acessado no site da Prefeitura de Guarapari (www.guarapari.es.gov.br) ou no portal do Diário Oficial dos Municípios.
Após o período de cadastramento, os requerimentos serão analisados de 1º a 17 de novembro. O resultado parcial será publicado no dia 18 de novembro, com prazo para interposição de recursos em 20 de novembro. O resultado final está previsto para 28 de novembro.
Os candidatos aprovados deverão comparecer novamente à sede da SEMIC entre 8 e 19 de dezembro para retirar o crachá de identificação e o Documento de Arrecadação Municipal (DAM), necessário para o licenciamento das atividades em 2026.
De acordo com o secretário municipal de Integração da Cidade, Ronaldo Gomes, o chamamento público tem como objetivo organizar e regulamentar a atividade econômica na orla. Guarapari é referência no turismo capixaba e recebe milhares de visitantes todos os anos. Com este processo de cadastramento, estamos fortalecendo a organização do comércio ambulante, promovendo igualdade de oportunidades e assegurando um ambiente mais ordenado tanto para os comerciantes quanto para os frequentadores das nossas praias.
O prefeito Rodrigo Borges também destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento turístico e econômico do município. Estamos preparando a cidade para receber cada vez melhor moradores e turistas. A organização da orla e do comércio ambulante é parte essencial desse trabalho, pois garante mais qualidade nos serviços, segurança para quem trabalha e uma experiência mais positiva para quem visita nossas praias.









