O Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas da Educação (CAOPE) promoveu uma semana de diálogos com os municípios de Iconha e Rio Novo do Sul, a pedido dos Promotores de Justiça locais. A atividade, realizada nos dias 4 e 5 de agosto, teve como foco a educação, reunindo profissionais e familiares de estudantes.
No primeiro dia, em Iconha, houve um encontro com diretores e pedagogos da rede municipal. O objetivo foi esclarecer dúvidas sobre as responsabilidades familiares e a oferta de educação especial. Esse momento, descrito como escuta pública, incluiu orientações da Promotoria de Justiça e do CAOPE.
À noite, a comunidade se reuniu para um diálogo com familiares sobre temas como educação especial, frequência escolar, uso de drogas no ambiente escolar, responsabilidades dos pais e a importância da parceria entre a escola e a família.
Na manhã do dia seguinte, em Rio Novo do Sul, foi realizado um “Café com Prosa”, focado no tema de educação especial. Esse encontro buscou promover a escuta pública das famílias de alunos atípicos, proporcionando orientações legais e mediação para resolver conflitos entre as famílias e as instituições de ensino.
Essas iniciativas refletem o compromisso do CAOPE em assessorar jurisdicionalmente as questões pedagógicas, promovendo um ambiente de diálogo que contribui para a melhoria dos serviços oferecidos na educação pública. Os eventos são fundamentais para esclarecer dúvidas e desenvolver estratégias voltadas à melhoria da qualidade educacional nas comunidades.






