O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), em colaboração com a Corregedoria da Polícia Militar, iniciou uma série de operações para investigar um esquema criminoso envolvendo policiais militares. Esse trabalho é liderado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPES) e pelas Promotorias de Justiça Militar e Criminal de Vitória.
Ação coordenada em várias cidades
Na manhã de quarta-feira, foram deflagradas simultaneamente três operações: Argos, Iris e Lúmen. Essas ações abrangeram as cidades de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra, resultando na execução de 6 mandados de prisão preventiva, 8 mandados de menagem*, além de 31 mandados de busca e apreensão e 15 afastamentos cautelares, todos direcionados a policiais militares e civis.
Os mandados foram autorizados pelos Juízos da Auditoria Militar e da 2ª Vara Criminal de Vitória, com base em requerimentos do MPES, envolvendo 22 investigados, sendo 15 da corporação militar.
Investigação em curso
As investigações, que tiveram início em 2025, revelaram indícios de corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, e formação de organização criminosa. Os levantamentos mostram que policiais militares receberam propina para proteger e favorecer membros de facções criminosas, além de comercializar drogas apreendidas. Também foi identificada a ocultação de recursos através de terceiros.
As medidas cautelares visam desbaratar o esquema criminoso, preservar provas e garantir a responsabilização dos envolvidos.
Participação no operações
Cerca de 10 Promotores de Justiça e aproximadamente 120 Policiais Militares, incluindo profissionais do serviço correcional e da Assessoria Militar do MPES, estiveram envolvidos nas operações.
As investigações seguem sob sigilo judicial, impossibilitando a divulgação de mais detalhes neste momento.
*Menagem é uma medida cautelar restritiva de liberdade prevista no Código de Processo Penal Militar, delimitando a locomoção a determinados locais, como quartéis ou residências.






