Estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo participam, nos dias 9 e 10 de outubro, da segunda edição da Avaliação de Monitoramento da Aprendizagem (AMA). Essa avaliação é destinada aos alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, bem como a todas as séries do Ensino Médio. O principal objetivo da AMA é preparar os estudantes para as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes).
A importância da AMA na educação
A gerente de Avaliação da Secretaria da Educação (Sedu), Bianca Silva Santana, esclareceu que a AMA faz parte de um conjunto abrangente de instrumentos avaliativos utilizados pela Rede Estadual. Entre esses instrumentos estão a Avaliação Diagnóstica, a Avaliação da Fluência em Leitura, o Paebes, o Paebes Alfa e a Autoavaliação Socioemocional. A aplicação da AMA é essencial para identificar tanto fragilidades quanto avanços na aprendizagem dos estudantes, com foco em melhorar a qualidade do processo educativo, especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
A avaliação como ferramenta de equidade
Bianca enfatizou que o processo de avaliação é fundamental para o desenvolvimento educacional e o sucesso dos alunos, contribuindo para a formação de habilidades e a promoção de uma educação mais equitativa.
Para mais informações, você pode enviar sugestões de pauta pelo e-mail informado anteriormente.