4 de agosto de 2025
segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Diálogo sobre sustentabilidade e defesa da sociedade no Caparaó

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) promoveu mais uma edição do MPES Conecta, desta vez na região do Caparaó, em um evento que ocorreu no dia 17 de julho. Essa iniciativa tem como objetivo estreitar laços entre a instituição e a sociedade civil, promovendo um espaço de diálogo sobre a sustentabilidade, cidadania e garantia de direitos. Este encontro, que foi a sexta edição do projeto, reuniu representantes de 16 municípios da região, incluindo prefeitos e lideranças locais.

Continua após a publicidade

Programação do evento

A programação do evento foi realizada em dois locais: na Promotoria de Justiça de Guaçuí e no Teatro Municipal Fernando Torres. O encontro contou com a participação de membros, servidores e colaboradores do MPES, além de gestores municipais e parceiros estratégicos. A abertura do evento foi conduzida pelo Procurador-Geral de Justiça, Francisco Martínez Berdeal, que enfatizou a importância de acolher as demandas específicas de cada localidade para buscar soluções conjuntas.

Continua após a publicidade

“Queremos escutar vocês, saber quais são as necessidades, expectativas e dificuldades que essa região do Caparaó enfrenta — e de que forma nós, do Ministério Público, podemos contribuir, reforçar algum planejamento ou intensificar nossa atuação”, destacou Berdeal.

Na mesa de abertura, estiveram presentes figuras importantes como a Subcorregedora-Geral de Justiça, Maria de Fátima Cabral de Sá, e outros diretores do MPES.

Diálogo institucional com gestores municipais

A programação foi dividida em duas partes. A primeira parte ocorreu na parte da manhã e foi focada em um alinhamento estratégico voltado para membros e servidores. Nesse momento, foram discutidas estratégias para uma atuação mais integrada do MPES.

À tarde, no Teatro Municipal Fernando Torres, ocorreu o painel “Gestão Pública Eficiente e Parcerias Estratégicas”. Durante este painel, representantes dos municípios compartilharam suas demandas, desafios e oportunidades, ressaltando áreas de colaboração com o MPES, incluindo saúde, educação, meio ambiente e segurança pública.

Tiveram destaque as presenças dos prefeitos de Guaçuí, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Atílio Vivácqua e Dores do Rio Preto, além da vice-prefeita de Alegre. Também marcaram presença os presidentes das Câmaras Municipais e representantes de forças de segurança e da sociedade civil.

O MPES continua comprometido em desenvolver iniciativas que promovam a cidadania e a defesa dos direitos, com foco em uma ação proativa e colaborativa na região do Caparaó.


Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
06:09 am
Anoitecer
05:24 pm
21ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
2.57 km/h
05/08
Ter
Mínima
20ºC
Máxima
25ºC
06/08
Qua
Mínima
19ºC
Máxima
23ºC
07/08
Qui
Mínima
19ºC
Máxima
24ºC
08/08
Sex
Mínima
19ºC
Máxima
27ºC
Colunistas
Leticia Aguiar

Já vivemos na Matrix?

Leia também