O sétimo mês do ano é marcado pela campanha “Julho Verde”, que visa a conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço. Em Ibiraçu, no Espírito Santo, essa causa recebeu um apoio simbólico importante: o Buda gigante do Mosteiro Zen, que agora brilha em um tom esmeralda.
Essa iluminação especial do Buda ressalta a importância da prevenção do câncer, que tem previsão de 15.100 novos casos no triênio 2023-2025. No Brasil, isso representa uma taxa de 6,59 casos de câncer a cada 100 mil habitantes, sendo a maioria dos casos registrados em homens (10.900), em comparação com 4.200 em mulheres. Durante este período, o Espírito Santo contabilizou 360 casos, com 290 ocorrendo entre homens e 70 entre mulheres.
O câncer de cabeça e pescoço abrange áreas como lábio, boca, glândulas salivares e orofaringe.
Incidência da doença
Considerando todos os tipos de câncer, exceto o de pele não melanoma, o câncer de cabeça e pescoço é o quarto mais comum entre homens no Sudeste e o quinto nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, ocupando a sexta posição no Sul.
Para as mulheres, esse tipo de câncer é considerado o 13º mais frequente no Norte, Nordeste e Sudeste e ocupa a 15ª posição no Centro-Oeste e 16ª no Sul.
Essa iluminação do Buda em Ibiraçu não apenas eleva a conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, mas também reforça a necessidade de ações de prevenção e diagnóstico precoce, elementos cruciais na luta contra a doença.