O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) promoveu, no último dia 25, a segunda edição do evento MPES Conecta, sob o lema “Mais Perto. Mais Público”. Com a finalidade de fortalecer o diálogo institucional e a atuação conjunta entre os municípios capixabas, a iniciativa foi realizada na sede da Promotoria de Justiça de Itapemirim, contando com a participação de membros, servidores, prefeitos e gestores municipais.
A abertura do evento contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça, Francisco Martínez Berdeal, que destacou a importância da colaboração entre a instituição, a sociedade e os municípios. “O MPES Conecta nos lembra que a sociedade está cada vez mais interligada. O problema de um município pode impactar o outro”, afirmou, ressaltando o papel fundamental dos Promotores de Justiça como líderes no debate e na resolução de questões da população.
Entre os nomes que compuseram a mesa de honra estavam as Subprocuradoras-Gerais de Justiça, Elda Spedo e Luciana Andrade, o Ouvidor do MPES, Humberto Alexandre Campos Ramos, e a Subcorregedora do MPES, Maria de Fátima Cabral de Sá.
Integração e alinhamento estratégico
A programação do evento foi dividida em duas partes. Durante a manhã, o foco foi o alinhamento estratégico, com diálogos internos voltados para os membros do MPES, abordando diretrizes e definições de prioridades para uma atuação mais integrada e eficaz. Promotores de Justiça também foram homenageados com moedas comemorativas pelos 132 anos do MPES.
Contribuição para os municípios
Na parte da tarde, o evento se voltou para um diálogo com prefeitos, secretários e gestores municipais, discutindo o cenário local e como a atuação do MPES pode ajudar a solucionar problemas comuns. Berdeal enfatizou a importância desse momento como uma “escuta qualificada”, destacando a presença de especialistas prontos para colaborar com as gestões e melhorar a vida da população.
Estiveram presentes os prefeitos de Piúma e Itapemirim, além de representantes de municípios como Presidente Kennedy e Marataízes. O evento também contou com a participação de dirigentes e coordenadores do MPES, que compartilharam informações sobre as diversas frentes de atuação do órgão, incluindo educação, saúde e segurança pública.