A língua brasileira de sinais (Libras) está integrada no cotidiano de 27 escolas da rede pública de Vila Velha, promovendo a acessibilidade linguística e garantindo o direito à comunicação e à aprendizagem para estudantes surdos e com deficiência auditiva. Com a implementação de duas Escolas Referência e uma equipe bilíngue em diversas unidades, a gestão municipal busca fortalecer práticas pedagógicas que valorizem a convivência, o respeito às diferenças e a Libras como uma ferramenta essencial para o aprendizado.
Para aprimorar a Política Bilíngue voltada para alunos surdos, a Secretaria Municipal de Educação estabeleceu Escolas Referência segundo o Decreto Municipal nº 108 de 2015. As escolas UMEF Deputado Paulo Sérgio Borges, localizada em Morada da Barra (Região 5), e UMEF Professora Nice de Paula Agostini Sobrinho, situada em Boa Vista (Região 1), contam com a Libras como componente curricular desde 2024.
As Escolas Referência oferecem o ensino de Libras para aproximadamente 1.810 alunos nos turnos matutino e vespertino, incluindo uma sala bilíngue multisseriada específica para alunos surdos. Todas as quintas-feiras, o Hino Nacional e o Hino de Vila Velha são interpretados e cantados em Libras, promovendo a interação entre alunos surdos e ouvintes.
Nas outras 17 unidades que atendem alunos surdos ou com deficiência auditiva, ocorrem oficinas de Libras uma vez por semana, com o intuito de facilitar a inclusão e a comunicação com esse público.
A secretária de Educação, Carla Cabidel, destacou que a gestão do prefeito Arnaldinho Borgo está comprometida com a educação inclusiva. “Estamos continuamente buscando investimentos para criar as condições necessárias que potencializem o desenvolvimento das habilidades de nossos alunos. As iniciativas pedagógicas inclusivas nas escolas são o primeiro passo para diversas oportunidades que eles terão ao longo de suas vidas”, afirmou.
Comemorações do Dia Nacional da Libras
Nesta quinta-feira (24), foi celebrado o Dia Nacional da Libras, uma data importante que marca a sanção da Lei nº 10.436/2002, de 24 de abril de 2002, que reconhece a língua brasileira de sinais como meio legal de comunicação e expressão no Brasil. Esta data reforça a relevância de políticas públicas que garantam o direito à comunicação e à educação inclusiva, refletindo as ações contínuas nas escolas da rede pública de Vila Velha.
Escolas de Vila Velha promovem inclusão com ensino de Libras
Continua após a publicidade

Vitória, ES
Amanhecer
05:58 am
Anoitecer
05:17 pm

17ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
1.54 km/h
04/05
Dom

Mínima
21ºC
Máxima
25ºC
05/05
Seg

Mínima
20ºC
Máxima
23ºC
06/05
Ter

Mínima
21ºC
Máxima
24ºC
07/05
Qua

Mínima
23ºC
Máxima
26ºC
