A chuva deve intensificar-se no Espírito Santo e no Rio de Janeiro nos próximos dias, com uma sequência de dias chuvosos que afetará as duas regiões. As informações são do Climatempo.
A instabilidade será causada por uma combinação de sistemas meteorológicos que irão atuar de forma forte e persistente nos estados. Na quinta-feira (21), uma frente fria se formará no litoral do Sudeste, associada a um cavado, que é um sistema que amplifica a variabilidade dos ventos em altos níveis da atmosfera. Esse fenômeno será responsável por aumentar a instabilidade no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
A passagem da frente fria pelo litoral também ajudará a redirecionar o transporte de umidade da região norte do Brasil para o Sudeste, o que deverá intensificar as chuvas, com volumes significativos esperados para a região.
De acordo com o Climatempo, entre quinta-feira (21) e segunda-feira (25), os acumulados de chuva devem variar entre 60 mm e 80 mm na maior parte dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. A região sul do Espírito Santo é onde se espera a maior precipitação, com acumulados podendo ultrapassar 150 mm, conforme indicado pelo mapa meteorológico. Esta previsão exige atenção, pois há risco de alagamentos e deslizamentos de terra.
Previsão para Vitória
Em Vitória, a instabilidade também será destacada, com grandes volumes de chuva esperados, especialmente no sábado:
- Quinta-feira (21): O dia será de muita nebulosidade e chuva, com acumulado de 15 mm. A temperatura máxima chega a 31°C.
- Sexta-feira (22): Sol pela manhã, mas chuva forte à tarde e noite, com 15 mm acumulados. Temperatura máxima de 28°C.
- Sábado (23): O dia será marcado por chuvas constantes e volumosas, com acumulado de 80 mm. A temperatura máxima será de 25°C.
- Domingo (24): O sol aparece, mas o tempo continua instável, com chuvas isoladas à tarde (2 mm). Temperatura máxima de 26°C.