Com mais de 60 horas de programação gratuita, o evento multicultural promovido pelo Hub ES+ visa fortalecer a conexão entre os cafés especiais e a economia criativa. O ES+ Café Lab trará conhecimentos e técnicas para cafeterias, torrefações e negócios criativos do café nos dias 04, 05 e 06 de julho, das 9h às 20h, na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória.
O evento será um mergulho completo no universo do café, com experiências sensoriais, oficinas, aulas-show, painéis, palestras, maratonas e competições entre baristas, além de uma área externa com food trucks e shows musicais (ver programação completa ao final da matéria). Toda a programação é gratuita e divulgada na página do Hub ES+ no Instagram (instagram.com/hubesmais/). Para participar de algumas atividades do ES+ Café Lab, é necessário se inscrever através do link: bit.ly/inscricoes-cafe.
As palestras e painéis contarão com diversas personalidades de referência na inovação do setor cafeeiro. Entre os profissionais convidados estão Dandara Renault, historiadora e produtora de eventos especializados em café; Luiza Respi, pesquisadora em detecção de contaminantes no café e CEO da startup Nano Smart; Lucia Helena de Barros, consultora em cafeterias e instrutora de barismo; Letícia Paiva, especialista em cafés especiais e métodos de preparo; e João Batista Pavesi, professor, agrônomo e pesquisador, entre outros.
Segundo o secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, o evento irá unir setores e enriquecer a compreensão e a inovação. “O Espírito Santo, sendo um dos maiores produtores de café do Brasil, oferece o cenário ideal para este laboratório que reúne agricultura, cultura e economia criativa em um só lugar, conectando o barista, o dono da cafeteria e o produtor, para tratarem juntos de temas como empreendedorismo, pesquisa e tecnologia dos cafés especiais”, destacou.
Experiências sensoriais
As experiências sensoriais com o café serão um dos destaques do ES+ Café Lab, que irá aguçar os sentidos dos participantes de forma divertida, educativa e imersiva: o Aroma Lab – Desafio Sensorial e o Aroma Lab – Oficina Sensorial irão apresentar aos participantes a riqueza de aromas e sabores dos cafés especiais.
Formações teóricas e práticas
A formação e a profissionalização em diversas técnicas inovadoras ligadas ao café também são foco do ES+ Café, com diversas oficinas, aulas-show e maratonas criativas, reunindo conhecimentos teóricos e práticas. Exemplos incluem a aula-show “Escolha e Operação de Máquinas de Espresso” e a oficina “Canvas: como estruturar seu modelo de negócio?”, promovida em parceria com o Sebrae-ES.
Painéis de tendências do setor
Apresentando um panorama do mercado, da pesquisa científica, da criatividade e responsabilidade social no setor do café, o ES+ Café Lab traz rodas de conversa e debates abertos e gratuitos com profissionais de referência. Entre os painéis estão “Negócios criativos e tendências de mercado de café”, “Pesquisa e inovação com café” e “Diversidade, equidade, inclusão e pertencimento na cafeicultura”, abordando práticas sustentáveis e inclusivas, dados sobre raça e gênero na cafeicultura e exemplos de negócios sociais bem-sucedidos.
Atrações culturais na Praça Costa Pereira
A programação noturna, em frente ao Hub ES+, na Praça Costa Pereira, Centro, Vitória, será animada com shows musicais e food trucks, sempre a partir das 17 horas. Na sexta-feira (05), acontecem os shows do trio Chorou Bebel, com um repertório do disco de estreia do grupo “P/ QUEM TEM CORAGEM DE AMAR”, e de Gabriela Brown, que promete agitar o público com seu R&B e soul tropical. No sábado (06), o palco será dominado pelo forró pé-de-serra de Amanda Requião e pelo samba de Monique Rocha.
O ES+ Café Lab é promovido pelo Hub ES+ e conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do CEET Vasco Coutinho, da Extração de Cafés, da Imagine Coffee, da Trentino Torra de Cafés e do Papo de Barista.
O Hub ES+, parte do programa ES+ Criativo, é uma realização do Governo do Estado do Espírito Santo, coordenado pela Secretaria da Cultura (Secult), em conjunto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e em parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA).
O projeto do Hub ES+ conta com investimentos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).
Mais informações:
Instagram: instagram.com/hubesmais/ | Site: esmaiscriativo.es.gov.br/hubesmais/






