Ecoporanga, cidade capixaba localizada na região noroeste do Estado, cerca de 315 km de distância da capital. A região hoje, destaca-se por sua produção de leite e pela extração e beneficiamento de rochas ornamentais.
Mas sua história começa com a doação de terras, lá em 1937, quando um dos precursores do desenvolvimento da região, Jacinto Antônio Dias, doou uma área de terra de 28 hectares, para a formação do núcleo populacional que receberia a denominação de Patrimônio do Quinze, depois Nova Betânia, Rubinópolis e, finalmente, Ecoporanga.
Ecoporanga
Segundo a prefeitura da cidade, existem três versões para o significado do nome Ecoporanga. A mais tradicional é a indígena, que quer quer dizer local onde se produz o eco do nhambu, ave do tamanho do perdiz, de bico e pés vermelho.
Já no dicionário Tupi/Português; de Luiz Carlos Tibiricá, indica que Ecoporanga significada Beleza, Virtude. E de acordo com os historiadores Renato e Luiz Guilherme Santos Neves, o termo Ecoporanga foi retirado de um dicionário de língua Tupi, significando Terra de Prosperidade.
E você, gosta mais de qual versão?!
Veja também: