O forró pé de serra possui grande relevância cultural no Brasil, e um de seus principais focos de apreciação está localizado em solo capixaba. O Forró de Itaúnas – Bar Forró foi criado em 1988, e, há 23 anos, promove um dos maiores festivais do segmento no país: o Festival Nacional de Forró de Itaúnas (Fenfit). Esse é um dos eventos que mais revela talentos musicais do forró no Brasil, além de ter se tornado um marco turístico que atrai visitantes de diversos estados brasileiros, e até mesmo de outros países.
Nascido no contexto do movimento cultural de forró que se desenvolveu em Itaúnas a partir da década de 80, o Fenfit contribuiu para revelar grupos como Falamansa, Rastapé e Trio Virgulino. Além do evento, o Bar Forró se destaca também por promover o Festival de Verão, que surgiu no mesmo ano em que Paulo Matos, um dos proprietários, fundou o estabelecimento. A programação desse tradicional encontro, que marcou gerações de amantes do forró, encanta o público anualmente com atrações de dança, música e arte durante sete dias.
O Bar Forró é uma empresa familiar que conquistou reconhecimento internacional. Com funcionamento exclusivo durante os festivais, duas vezes por ano, e para aluguel de eventos paralelos, a casa de shows comporta 3 mil pessoas, atingindo lotação máxima em todos os encontros promovidos. Para Juliana Oliveira, uma das proprietárias, o sucesso do estabelecimento se deve à fidelidade à essência do ritmo musical. “O forró é simples, é para todos, e esse é o grande diferencial de outras festas. Aqui, não existe distinção de pessoas, não existe camarote. O simples, os trajes praianos, a dança… é isso que encanta”.
Virada no negócio
Depois de enfrentar algumas dificuldades com o empreendimento, a empresária passou a utilizar uma ferramenta de branding do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e deu uma virada no negócio. “Nunca imaginei que existisse um trabalho tão abrangente com a marca. Em agosto de 2021, quando contratei o branding, foi muito importante para a empresa. Eu não conhecia nada sobre o assunto”.
Juliana ressalta ainda que, a partir do serviço, foi possível compreender a força de sua empresa, estabelecendo uma visão de marketing e, consequentemente, mudando a recepção do público em relação à marca. “Começamos a trabalhar em cima desse estudo realizado pelo Sebrae/ES. Foi uma experiência muito boa, que nos permitiu enxergar nossos negócios de uma outra perspectiva”, destaca.
A analista da unidade regional Norte do Sebrae/ES Gabrielly Ranauro explica que o serviço é essencial para todas as empresas que, assim como o Bar Forró, buscam o crescimento em longo prazo, a construção de uma imagem mercadológica duradoura e a fidelização do público. “O objetivo do branding é atingir uma boa reputação no mercado e inspirar determinadas formas de emoções e impressões nas pessoas que se envolvem com a marca”.