Conceição da Barra é uma cidade localizada a 256 km da capital, na região nordeste do Espírito Santo. Famosa por suas praias, Conceição da Barra é considerado um dos municípios mais antigos do Estado, com histórias que datam de 1537.
Seu porto foi determinante geograficamente para a fundação da cidade que data de 1537, quando uma forte tempestade, afundou um navio espanhol nas proximidades de um grande rio chamado Kiri-kerê, pelos índios Guaianás, que habitavam essas terras. Esse nome, que significa dorminhoco, foi dado devido à quietude das águas do rio, hoje denominado Cricaré.
Portugueses e indígenas, aliados aos náufragos do navio espanhol, estabeleceram, na foz do Rio Cricaré, um núcleo populacional, com o nome de Barra.
Conceição da Barra
Em 21 de setembro de 1596, a povoação de Barra recebeu a visita do padre José de Anchieta, que visitou também a povoação no Vale do Cricaré. Como era costume denominar as terras e os acidentes geográficos com o nome do santo do dia, o padre trocou o nome do rio para São Mateus e deu à povoação o mesmo nome.
Com essa troca de nomes, o núcleo populacional da margem norte passou a chamar-se Barra de São Mateus.
Em ato datado de 11 de agosto de 1831, Barra de São Mateus foi instituída Paróquia, sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, cuja imagem era venerada numa rústica capela erguidanos primórdios da colonização, onde se encontra até os dias de hoje.
De 1831 até 1833, Conceição da Barra de São Mateus foi uma Freguesia subordinada ao município de São Mateus. Em 1833 é elevada à categoria de vila, e desmembrada de São Mateus.
A localidade é elevada condição de cidade em 1891, recebendo a denominação de Conceição da Barra, sendo o primeiro nome uma homenagem a padroeira e o segundo, lembrando o primeiro nome que os portugueses deram à povoação.