Localizada a 147 km de Vitória, Brejetuba é conhecida como a Capital Estadual do Café Arábica e produz hoje um dos melhores cafés do Brasil. A história da cidade, que é rodeada pela exuberante Mata Atlântica, começa em 1880 e antes de se chamar Brejetuba a região era conhecida Brejaúba, a gente te explica.
Brejetuba
Em 1880 as terras onde hoje se situa Brejetuba foram doadas pelo Estado do Espírito Santo à companhia Brasileira Torrens. Na época pessoas de várias regiões buscavam terras férteis para o cultivo de grãos e cereais, bem como a criação de gado e outros e fixaram residência na área.
Uma década depois em 1890, Afonso Claudio é declarado munícipio e a região onde hoje é Brejetuba, recebendo o nome de Vila de Brejaúba, passa a integrar o município recém criado.
Brejaúba só se torna distrito em 1930, por meio da lei estadual nº 1739, de 11 de Janeiro de 1930, anexando o distrito ao município de Afonso Cláudio. Em 31 de dezembro de 1943 pelo decreto-lei estadual nº 15177, o distrito de Brejaúba, passou a se chamar Brejetuba.
O nome Brejaúba foi herdado de uma palmeira cheia de espinhos encontrada na região, já Brejetuba, de acordo com alguns moradores mais antigos, em tupi-guarani Brejetuba quer dizer bosque de Brejaúbas. Existe também outra versão que diz que o nome Brejetuba é uma variação do nome Brejaúba.
Em 15 de Dezembro de 1995 Brejetuba se desmembrou do município de Afonso Claudio, juntamente com o distrito de São Jorge através da lei estadual nº 5146, nasceu assim à cidade de Brejetuba. O município atualmente é constituído por três distritos: Brejetuba, Santa Rita de Brejetuba e São Jorge de Oliveira.
Brejuába
A Brejaúba, ou astrocaryum aculeatíssimum é uma palmeira nativa do Brasil, também conhecida como brejaúva, airí e irí, produtora de coquinhos de até 5cm.