A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Corrente, em Alegre, realizou, entre 23 e 25 de setembro, a Semana de Jogos Matemáticos, iniciativa voltada a integrar os conteúdos da disciplina ao cotidiano dos estudantes por meio de atividades lúdicas e criativas.
Alunos das turmas do 2º ao 7º ano do Ensino Fundamental criaram jogos matemáticos sob orientação dos professores regentes e da equipe pedagógica.
Os próprios estudantes apresentaram as atividades às demais turmas, vivenciando um processo de ensino e aprendizagem colaborativo.
Atividades desenvolvidas
Uma das propostas foi a simulação de um mercadinho, usada para trabalhar o sistema monetário.
Também foram realizadas dinâmicas focadas nas quatro operações e na resolução de problemas.
Alunos do 5º ano elaboraram jogos de origem africana, ressaltando e valorizando outras culturas.
De acordo com a equipe pedagógica, a ação ampliou o engajamento dos alunos com os conteúdos estudados, demonstrando que a Matemática pode ser assimilada de forma agradável e ligada às situações do dia a dia.
A professora de Matemática do 5º ano, Mônica Santos, ressaltou que a Semana da Matemática evidenciou que a disciplina vai além de números e fórmulas: mostra padrões, relações e estruturas, aproxima culturas e incentiva os alunos a explorarem novas possibilidades.
Para os estudantes, a experiência foi marcante.
Isabela de Oliveira Marques, do 5º ano, disse que a atividade foi uma ótima oportunidade para revisar conteúdos e aprender brincando, o que a deixou mais interessada pela Matemática.
Mateus Suhet Capichone, do 2º ano, explicou que sua turma montou o mercadinho, onde aprenderam a dar troco e a compreender melhor o uso do dinheiro. Perceberam que a Matemática está presente em diversas situações cotidianas e que também foi possível ensinar os colegas.








