A taxa de inscrição para o CNU dos professores é de R$ 85, sendo o pagamento possível até 31 de julho. O resultado da seleção será divulgado em 10 de dezembro.
As inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) estão abertas até sexta-feira, 25 de julho de 2025. Interessados devem se inscrever exclusivamente pelo Sistema PND, disponível no portal do Inep. É necessário preencher os dados, escolher o município para a prova e confirmar a inscrição.
É possível solicitar o uso de nome social para pessoas trans, além de atendimento especializado para pessoas com deficiência, gestantes e lactantes, durante a inscrição.
Taxa de Inscrição
A taxa de inscrição do CNU para professores é fixada em R$ 85, devendo ser paga até 31 de julho via Guia de Recolhimento da União (GRU) em bancos, lotéricas, aplicativos bancários ou via Pix, através do QR code no boleto.
Para aqueles que solicitaram isenção, os resultados estão na Página do Participante da PND, com login no portal Gov.br.
Participantes da PND
Estudantes concluintes de cursos de licenciatura em 2025, inscritos no Enade, e já formados em licenciatura interessados podem participar. O resultado aproveitado em concursos ou processos seletivos pode ser utilizado em estados, Distrito Federal e municípios que aderiram à PND.
- Inscrição: 14 a 25 de julho;
- Solicitação de atendimento especializado ou uso de nome social: 14 a 25 de julho;
- Pagamento da taxa de inscrição: 14 a 31 de julho;
- Aplicação da prova: 26 de outubro;
- Gabarito preliminar e padrão de resposta: 28 de outubro;
- Gabarito definitivo: 11 de novembro;
- Resultado final: 10 de dezembro.
Sobre a PND
A Prova Nacional Docente 2025 ocorrerá em 26 de outubro, organizada pelo Inep. Baseada na avaliação teórica do Enade, a PND não substitui o processo seletivo das redes, mas complementa concursos públicos ou processos seletivos simplificados de professores.
A Prova Nacional Docente integra o programa Mais Professores para o Brasil, visando fortalecer a formação de docentes, incentivar ingressos na educação pública e valorizar o magistério. O programa busca atingir 2,3 milhões de docentes em todo o país.