Estão abertas as inscrições para a Prova Nacional Docente (PND). Os interessados podem se inscrever entre 14 e 25 de julho, acessando o Sistema PND. Durante o período de inscrição, também é possível solicitar atendimento especializado e o uso de nome social. As provas ocorrerão no dia 26 de outubro.
O Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), já publicou os resultados dos recursos dos pedidos de isenção da taxa de inscrição, nesta segunda-feira, 14 de julho.
Público-alvo da PND
Os estudantes que estão habilitados e devidamente inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025 devem acessar o Sistema PND, preencher as informações solicitadas e efetivar sua inscrição. Além desses, todas as pessoas com formação em cursos de licenciatura que desejam participar de concursos ou processos seletivos que adotem o resultado da PND como critério de admissão também estão aptas a realizar a prova.
Objetivos da Prova Nacional Docente
A PND foi criada com o objetivo de elevar a qualidade da formação docente, estimular concursos públicos e promover a qualificação de professores nas redes públicas de ensino. Essa iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações voltadas ao reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica.
Detalhes da aplicação
As regras e procedimentos para a realização da PND estão disponíveis na Portaria n.º 399/2025. A prova seguirá a mesma matriz da avaliação teórica do Enade das Licenciaturas, que, desde 2024, tem foco nos cursos de formação docente. A PND será aplicada anualmente para licenciados.
Programa Mais Professores
Criado pelo Decreto n.º 12.358/2025, o programa Mais Professores para o Brasil reconhece a importância dos docentes no processo de aprendizagem e no sucesso das políticas educacionais. A iniciativa pretende fortalecer a formação docente e valorizar os profissionais do magistério, oferecendo recursos e oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo.
O programa busca alcançar 2,3 milhões de docentes em todo o país e inclui outras iniciativas, como Bolsa Mais Professores, Pé-de-Meia Licenciaturas, Portal de Formação, além de ações de valorização em parceria com bancos públicos e outros ministérios.
Informações adicionais
O cronograma completo da PND pode ser consultado para entendimento detalhado das datas e etapas do processo.