10 de outubro de 2025
sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Estudantes da EJA em Barra de São Francisco participam de curso profissionalizante no sistema prisional

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Governador Lindenberg, em Barra de São Francisco, iniciaram um curso profissionalizante de barbeiro no dia 3 de junho. Essa formação acontece na Penitenciária Regional de Barra de São Francisco (PRBSF) e é voltada para jovens em situação de privação de liberdade.

Continua após a publicidade

O curso, promovido através do Programa EJA Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) do Ministério da Educação (MEC), é uma parceria entre a Secretaria de Justiça (Sejus), a Secretaria de Educação (Sedu) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Campus Vitória. Com uma carga horária de 160 horas, a formação está prevista para terminar em setembro.

Oportunidades de qualificação profissional

Continua após a publicidade

Além do curso de barbeiro, outros 20 alunos já estão participando de um curso de Informática Básica, também com 160 horas de duração. Essas iniciativas têm como foco ampliar a inserção no mercado de trabalho e fortalecer a cidadania por meio de uma proposta que une formação acadêmica e qualificação profissional.

A proposta educacional respeita as especificidades da EJA no sistema prisional, promovendo equidade e inclusão, garantindo o direito à educação. As atividades ocorrem no contraturno das aulas regulares e contam com a supervisão de uma equipe pedagógica, em colaboração com os técnicos da Sejus, Sedu e Ifes.

Impacto social significativo

O professor Aldo Resende, do Ifes, enfatizou a relevância social do projeto: “Essa iniciativa demonstra o compromisso das instituições públicas com a inclusão e a transformação social. Investir em formação profissional dentro do sistema prisional é investir em novas possibilidades de vida.”

O pedagogo Marilson Gomes Borjaille, da Sedu, destacou que o curso de barbeiro representa apenas o início de um plano mais extenso. Ele afirmou: “Nosso objetivo é expandir essa oferta, garantindo acesso a cursos que possibilitem a reintegração social e autonomia financeira para os estudantes da EJA em situação de privação de liberdade.”

O diretor da unidade, Makssuel Delevedove, também ressaltou a importância da educação profissional. “Oferecer formação aos internos é fundamental na política de ressocialização, permitindo a reconstrução de trajetórias de vida.”


Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
05:14 am
Anoitecer
05:41 pm
24ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
4.63 km/h
11/10
Sáb
Mínima
20ºC
Máxima
26ºC
12/10
Dom
Mínima
21ºC
Máxima
26ºC
13/10
Seg
Mínima
22ºC
Máxima
27ºC
14/10
Ter
Mínima
23ºC
Máxima
25ºC
Colunistas
Daniel Bones

Ballet: Passos do Amanhã

Leia também