Os participantes da primeira edição do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) de 2025 agora podem conferir os resultados finais da primeira etapa, que é a prova teórica. As pontuações definitivas das provas objetiva e discursiva estão disponíveis no Sistema Revalida, juntamente com os pareceres referentes aos recursos apresentados sobre as questões discursivas. Para acessar a Página do Participante, é necessário utilizar o login e a senha do portal Gov.br.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação das provas em março, registrou mais de 17 mil inscritos para esta edição.
Segunda etapa
Em maio, o Inep divulgou o edital da segunda etapa do Revalida 2025/1. A participação nesta fase, que envolve as provas de habilidades clínicas, está condicionada à aprovação na primeira etapa, que consistiu nas provas objetiva e discursiva. O período de inscrições para esta segunda etapa será de 9 a 13 de junho, com as provas agendadas para os dias 19 e 20 de julho.
Revalidação de diploma
O Revalida é projetado para avaliar profissionais brasileiros e estrangeiros que se formaram em medicina fora do Brasil e desejam atuar no país. O principal objetivo do exame é assegurar a qualidade do atendimento médico em território nacional. Ele é dividido em duas etapas: a teórica e a de habilidades clínicas, sendo essencial para o processo de revalidação de diplomas de medicina obtidos no exterior.
As áreas de avaliação incluem atendimentos em contextos de atenção primária, ambulatorial, hospitalar, de urgência, de emergência e comunitária, em conformidade com a Diretriz Curricular Nacional do Curso de Medicina, além das normativas e legislações vigentes. Após a aprovação na segunda etapa do Revalida 2025/1, os participantes precisam apresentar à universidade parceira revalidadora a documentação exigida pela instituição de ensino superior.