O projeto “Raízes Ancestrais” promove uma rica conexão entre estudantes e a cultura indígena em Aracruz, mostrando a importância da valorização dos povos originários. Com a participação de 38 alunos do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor Moacir Avidos, a iniciativa busca combater estereótipos e preconceitos que decorrem da falta de conhecimento sobre essas culturas.
Atividades práticas e imersivas
Os alunos participaram de um dia de aprendizado que incluiu uma visita à Aldeia Temática Tekoá Mirim, localizada às margens do Rio Piraquê-Açu. Nesse ambiente, os estudantes puderam vivenciar oficinas culturais, aprender sobre a confecção de artesanato, a construção de ocas e o uso sustentável dos recursos naturais. Essa experiência ofereceu uma verdadeira imersão intercultural, essencial para o desenvolvimento da empatia e da consciência cidadã.
Experiência transformadora
Marcos Alejandro Alves da Silva Brumm, de 11 anos, aluno da turma 6ºM02, destacou a importância da vivência: “Conheci a madeira do artesanato, como caçavam antigamente e como vivem hoje. Precisamos conhecer e respeitar os costumes dos povos indígenas.”
Acompanhados pelos professores de História, Geografia e AEE, os estudantes também exploraram a praia de Coqueiral de Aracruz. Lá, discutiram sobre ecossistemas de restinga, sustentabilidade, turismo e economia costeira. A professora Sidinéia Helena Rachel ressaltou que a experiência foi marcante: “Aprendemos sobre a biodiversidade e a importância econômica do litoral, o que se tornará uma memória inesquecível.”
Mudanças na percepção
A coordenadora pedagógica Micherlle da Silva Sian Dalfior afirmou que a proposta proporcionou uma aprendizagem significativa e transformadora, com mudanças visíveis na percepção dos alunos: “Aprender fora da sala traz prazer e conhecimento que se torna realmente impactante.”
Essa abordagem destaca a relevância de iniciativas que conectam a educação à cultura indígena, promovendo um aprendizado mais amplo e enriquecedor para os jovens.