13 de julho de 2025
domingo, 13 de julho de 2025

Divisão de cargos dos nove blocos temáticos é divulgada pelo governo

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou a divisão dos cargos e especialidades nos nove blocos temáticos da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU 2). Essa divulgação visa facilitar a escolha dos candidatos durante a inscrição no processo seletivo.

Continua após a publicidade

Na próxima semana, será lançado o edital oficial com as regras e prazos do certame, com inscrições previstas para a segunda quinzena de julho.

Blocos temáticos do CNU 2

Continua após a publicidade

O Concurso oferecerá 3.652 vagas para 36 órgãos federais, seguindo o modelo de agrupar os cargos por áreas de atuação semelhante. Essa abordagem, já utilizada na primeira edição do concurso em 2024, visa facilitar o direcionamento dos candidatos de acordo com sua formação acadêmica e interesses profissionais.

Os candidatos poderão escolher o bloco que mais se alinha ao seu perfil, concorrendo apenas aos cargos e especialidades nele incluídos. Essa estratégia amplia as chances de aprovação e melhora o alinhamento entre o perfil dos candidatos aprovados e as políticas públicas, reduzindo os índices de evasão.

Dentro do mesmo bloco, é possível se inscrever para múltiplos cargos, definindo a ordem de preferência em caso de aprovação.

Os nove blocos temáticos são:

1. Seguridade Social: Saúde, Assistência Social e Previdência
2. Cultura e Educação
3. Ciências, Dados e Tecnologia
4. Engenharias e Arquitetura
5. Administração
6. Desenvolvimento Socioeconômico
7. Justiça e Defesa
8. Intermediário – Saúde
9. Intermediário – Regulação

Detalhes sobre o CNU 2

Das 3.652 vagas, 3.144 são para cargos de nível superior, e 508 são para nível intermediário. Do total, 2.480 vagas são para provimento imediato, enquanto 1.172 serão ocupadas no curto prazo, após a homologação dos resultados. A Fundação Getulio Vargas (FGV) será a responsáveis pela coordenação do concurso.

Os candidatos poderão disputar diversos cargos dentro do mesmo bloco temático com uma única inscrição, indicando a ordem de preferência.

Informações sobre as provas

As provas ocorrerão em duas etapas, em 228 municípios de todas as regiões do país, a uma distância máxima de 100 km da residência do candidato. As provas objetivas estão agendadas para 5 de outubro, e apenas os aprovados na primeira fase serão convocados para a fase discursiva, que acontecerá em 7 de dezembro. Também haverá avaliação de títulos para alguns cargos.

Os resultados finais, com o nome dos aprovados, serão divulgados em fevereiro de 2026. Para mais informações, os candidatos devem consultar o site oficial do CNU 2025, que é a principal fonte de informações sobre o concurso.


Continua após a publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Vitória, ES
Amanhecer
06:16 am
Anoitecer
05:16 pm
16ºC
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
1.03 km/h
14/07
Seg
Mínima
18ºC
Máxima
23ºC
15/07
Ter
Mínima
18ºC
Máxima
23ºC
16/07
Qua
Mínima
18ºC
Máxima
22ºC
17/07
Qui
Mínima
18ºC
Máxima
25ºC
Colunistas
Anderson Rodrigues

O Golpe de R$ 1 bilhão: quando a fragilidade está na confiança,...

Leia também