9 de junho de 2025
segunda-feira, 9 de junho de 2025

Robô desenvolvido pelo Ifes auxilia estudantes autistas no aprendizado de matemática

Um projeto inovador desenvolvido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Cachoeiro de Itapemirim, está transformando o ensino de matemática para alunos neurodivergentes. Intitulado “Luna e os Números”, o projeto consiste em um robô elaborado com materiais recicláveis que utiliza desafios interativos e uma abordagem lúdica para facilitar o aprendizado de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

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A ideia surgiu no ano passado, a partir da observação de uma aluna do próprio Instituto, e desde então tem ganhado destaque por sua proposta inclusiva e adaptada às necessidades de alunos com dificuldades na disciplina de matemática.

O professor Antônio Celso, da área de eletromecânica do Ifes em Cachoeiro, liderou o desenvolvimento do robô Luna junto a uma equipe composta por cinco alunos e outros profissionais da unidade. A proposta nasceu das vivências de Maria Eduarda, uma aluna com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), que notou desafios enfrentados por autistas em avaliações de matemática enquanto fazia provas em um ambiente separado.

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A partir dessa observação, Maria Eduarda idealizou a criação de um recurso que tornasse o aprendizado mais acessível e menos estressante para estudantes neurodivergentes. O professor coordenador destacou que o uso do robô tem demonstrado resultados significativos na evolução do aprendizado dos alunos autistas.

O projeto “Luna e os Números” foi laureado com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), após ser selecionado no edital do Programa de Iniciação Científica Júnior do Espírito Santo para 2025. Com o apoio, o robô está sendo aprimorado e, em breve, será testado em escolas públicas que atendem estudantes autistas até o nono ano do ensino fundamental.

De acordo com Antônio Celso, a equipe iniciou o planejamento de implementação ainda em maio, somando esforços para que o robô Luna seja incluído no ambiente escolar. A expectativa é que, até o final de 2025, o projeto seja apresentado oficialmente à Fapes, com um plano estruturado para expandir sua atuação.

O projeto “Luna e os Números” reforça a importância de iniciativas que unem tecnologia e inclusão no ensino. Ao desenvolver ferramentas didáticas específicas para alunos neurodivergentes, como o robô Luna, o Ifes abre portas para novas possibilidades de aprendizado adaptado, beneficiando alunos que frequentemente enfrentam barreiras no ensino tradicional.

Além de promover uma abordagem mais empática e personalizada, o projeto também estimula a sustentabilidade ao utilizar materiais recicláveis na concepção do robô. Com o apoio da Fapes, espera-se que essa inovação alcance escolas públicas e contribua diretamente para um ensino mais inclusivo e transformador.

Com iniciativas como essa, o Espírito Santo fortalece seu compromisso com a modernização da educação e a inclusão de alunos com necessidades específicas, reafirmando a relevância do investimento em projetos que conciliem tecnologia, criatividade e impacto social.

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Ana Morelli Nunes

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