Professores de matemática do ensino médio em todo o Brasil têm a oportunidade de participar da segunda edição da Olimpíada de Professores de Matemática (OPMBr). Esta competição se destaca por avaliar tanto as práticas pedagógicas quanto o conhecimento em matemática, premiando até dez vencedores na categoria ouro com uma inesquecível viagem para Xangai. Durante essa experiência, os professores terão a chance de participar de formação e intercâmbio cultural em escolas locais. As inscrições estão abertas desde 1º de março e são uma excelente oportunidade para os educadores que desejam aprimorar suas habilidades e métodos de ensino.
Como surgiu a OPMBr
A OPMBr foi criada a partir de um diálogo entre veteranos de engenharia do Instituto de Tecnologia Aeronáutica (ITA). A turma de 1989 discutiu formas de elevar o nível de compreensão da matemática no Brasil, que, apesar de ter um status elevado globalmente, apresenta resultados insatisfatórios em avaliações que refletem o conhecimento da população em geral.
Desempenho do Brasil em matemática
Recentemente, o Brasil ocupou a 65ª posição em uma lista de 81 países no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), publicado no final do ano passado. Este resultado destacou a necessidade urgentemente de reformas no ensino de matemática para melhorar o desempenho dos estudantes brasileiros.
Etapas da competição
Os educadores que se inscreverem na OPMBr participarão de uma avaliação online em junho. Os classificados deverão enviar um vídeo demonstrando suas metodologias e experiências em sala de aula, que será analisado em agosto. A fase final consiste em entrevistas com um Conselho Acadêmico da competição, programadas para setembro. Os resultados e vencedores serão revelados em novembro, e o intercâmbio na China ocorrerá em abril de 2026.
Importância da avaliação pedagógica
A professora Jaqueline Mesquita, membro do Conselho Acadêmico da Olimpíada e presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, afirmou que a OPMBr é essencial para identificar tanto os conteúdos abordados nas aulas quanto as abordagens pedagógicas utilizadas pelos professores. A Pesquisa revelou que muitos medalhistas de ouro vieram de cidades do interior, enfatizando as diferenças regionais no ensino de matemática.
Impacto nas políticas educacionais
Mesquita destacou que os dados coletados pela olimpíada poderão servir como base para a formulação de políticas públicas mais eficazes, visando à melhoria do ensino de matemática no Brasil e à formação contínua de professores.
Histórias de sucesso: Rubens Lopes Netto
Um dos vencedores da última edição da OPMBr, Rubens Lopes Netto, compartilhou sua trajetória e a influência da matemática na sua vida desde a infância. Natureza de seu trabalho começou em escolas rurais, onde ele desenvolveu métodos de ensino adaptados às necessidades dos alunos. Atualmente, Rubens ensina no nível médio e está próximo de concluir seu doutorado, ao mesmo tempo em que contribui para a formação de outros educadores no Maranhão.
Experiências na China
Rubens teve uma experiência transformadora em sua viagem à China, onde avaliou as diferenças entre os sistemas educacionais de ambos os países. Ele observou que o enfoque da aprendizagem em pares e a valorização da formação continuada são aspectos fundamentais no ensino da matemática na China. Após essa vivência enriquecedora, Rubens está comprometido em compartilhar o conhecimento adquirido por meio de seminários e workshops para outros professores.
Com iniciativas como a OPMBr, a expectativa é que o nível de ensino da matemática continue a evoluir, beneficiando tanto os educadores quanto os alunos em todo o Brasil.








