O Ministério da Educação (MEC) deu início, no dia 17 de março, a uma escuta direcionada a professores que ensinam matemática no Brasil. Essa iniciativa, coordenada pela Secretaria de Educação Básica (SEB), busca coletar contribuições dos docentes para orientar a definição de ações e estratégias que melhorem a aprendizagem nesta área do conhecimento.
A pesquisa pretende abordar as necessidades e demandas que os professores apontam, promovendo uma aproximação entre o MEC e os educadores. A escuta seguirá até o dia 28 de março, oferecendo uma oportunidade para que cerca de 600 mil professores de matemática em todo o país responda a um questionário online, de forma autônoma e anônima.
Participação dos Professores
O questionário é projetado para levar entre 20 e 30 minutos para ser completado e aborda uma variedade de aspectos, incluindo perfil dos professores, crenças e atitudes, formação, contexto de atuação, clima escolar e práticas pedagógicas. Cada participante deve carregar suas experiências de acordo com a etapa de ensino e a escola em que trabalha, podendo preencher o formulário mais de uma vez caso atue em contextos diferentes.
A escuta nacional de professores e professoras de matemática foi lançada em um webinário, cujas gravações estão disponíveis no canal do MEC no YouTube. Durante o evento, foram discutidos temas como os panoramas do componente curricular de matemática no Brasil e os desafios enfrentados pelas escolas para engajar estudantes na Olimpíada de Matemática (OBMEP).
Contexto da Iniciativa
Anteriormente, o MEC havia realizado dois webinários em fevereiro e março, com o intuito de debater a aprendizagem em matemática e a importância do conhecimento pedagógico para a melhoria do ensino. Essas reuniões Mobilizaram a comunidade educacional, reunindo professores, pesquisadores, gestores e estudantes, para fortalecer o diálogo e a participação no processo de escuta.
Essa iniciativa do MEC visa não só melhorar as práticas pedagógicas no país, mas também valorizar a voz dos educadores, assegurando que suas perspectivas sejam consideradas na formulação de políticas públicas voltadas para o ensino de matemática e a aprendizagem dos estudantes.