Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Elvira Barros, em Afonso Cláudio, estão se destacando em um projeto artístico inovador. Durante a primeira quinzena deste mês, os estudantes participaram da atividade chamada “Releituras que ganham vida”, que transforma as aulas de Artes em um espaço de aprendizado criativo e interdisciplinar. O foco da proposta é a recriação de duas famosas obras de Tarsila do Amaral: “O Vendedor de Frutas” e “Abaporu”.
Integração de disciplinas
A atividade não se limitou apenas à disciplina de Artes. Os alunos também exploraram conceitos de Inglês e Matemática, ampliando seus conhecimentos. Ao analisar as telas de Tarsila do Amaral, os estudantes praticaram vocabulário em inglês e aplicaram frações e proporções para a disposição e contagem dos objetos utilizados nas recriações.
Recriações artísticas
Para dar vida a “O Vendedor de Frutas”, os alunos montaram um barco com frutas reais, reconstituindo com detalhes a cena da pintura. No projeto referente a “Abaporu”, eles se caracterizaram com mãos e pés gigantes, trazendo à tona a figura icônica da obra de Tarsila.
Desenvolvimento de habilidades
A professora de Artes, Fernanda Souza, enfatiza que a arte deve ser uma experiência sensorial. “A arte vai além de ser apenas observada; ela deve ser sentida, recriada e conectada ao mundo dos alunos. Ao experimentar, construir e interagir com a arte, os alunos não apenas desenvolvem habilidades artísticas, mas também ampliam seu pensamento crítico, criatividade e capacidade de colaboração”, afirmou.
Esse projeto em Afonso Cláudio é um excelente exemplo de como a educação artística pode ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento integral dos estudantes, conectando diferentes áreas do conhecimento de maneira envolvente e prática.








