quinta-feira, 13 de março de 2025

Inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) inicia as inscrições para sua vigésima edição. A partir de agora, estudantes de escolas públicas e privadas têm a oportunidade de participar dessa importante competição, que visa incentivar o aprendizado de matemática por meio da resolução de problemas. As inscrições estarão abertas até 17 de março.

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Participação maciça de estudantes

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) espera a adesão de cerca de 18 milhões de alunos, abrangendo desde o 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Serão distribuídas 8.450 medalhas e 51 mil certificados de menção honrosa aos estudantes que se destacarem. Os alunos premiados também receberão convites para participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que inclui aulas de reforço em matemática, além de uma bolsa de R$ 300,00 para os alunos das escolas públicas.

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Importância da Obmep

Desde sua criação, a Obmep tem impactado a educação em 5.564 municípios brasileiros e, em 2022, foi lançada a Olimpíada Mirim de Matemática, destinada a alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, destaca que a olimpíada é uma ferramenta valiosa para melhorar a relação de alunos e professores com a matemática, utilizando abordagens lúdicas e estimulantes.

Formato da competição

A competição é dividida em duas fases. A primeira fase ocorrerá no dia 3 de junho e consistirá em uma prova objetiva com 20 questões. Os estudantes que se destacarem nesta etapa avançarão para a segunda fase, marcada para 25 de outubro, onde enfrentarão uma prova discursiva composta por seis questões. A lista dos aprovados para a segunda fase será divulgada em 1º de agosto e os premiados no dia 22 de dezembro.

Foco no acesso e inclusão

Nos próximos anos, a Obmep pretende ampliar o acesso à competição, especialmente para estudantes de regiões carentes, oferecendo formação para professores e treinamento para os alunos. Viana ressalta que a olimpíada é um importante instrumento democrático para fomentar o gosto pelo aprendizado e identificar jovens talentos em todo o Brasil.

Transformação na trajetória acadêmica

A Obmep tem se mostrado um trampolim para a educação superior. Exemplos como o de Luiz Filippe Campos e Raquel Liberato demonstram isso. Ambos, medalhistas da Obmep, participaram do Programa de Iniciação Científica e conseguiram ingressar no curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP) por meio do Provão Paulista. Luiz, com duas medalhas, superou desafios e, com o apoio do PIC, se destacou na competição. Raquel, que começou sua trajetória na matemática aos 11 anos, também conquistou medalhas que a levaram à graduação.

A tendência de o desempenho em competições acadêmicas ser considerado em processos seletivos de universidades é crescente. O Impa, por exemplo, lançou em 2024 seu curso Impa Tech, que reserva pontos para medalhistas de olimpíadas em seu processo seletivo, um modelo que foi impulsionado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e adotado por outras instituições.

A Obmep não só oferece uma plataforma para o desenvolvimento acadêmico como também abre portas para o futuro de muitos jovens, moldando suas trajetórias e estimulando o amor pela educação.


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