A partir desta segunda-feira, 17, a Secretaria da Educação (Sedu) iniciou a aplicação das Avaliações Diagnósticas, com o objetivo de mapear as aprendizagens e habilidades desenvolvidas pelos estudantes até 2025. Esta ação é essencial para identificar lacunas de aprendizagem e orientar o planejamento pedagógico com base em evidências. A partir dos resultados, será possível compreender melhor as competências consolidadas pelos alunos, possibilitando a elaboração de estratégias de intervenção pedagógica e a continuidade do processo educativo.
Ivia Zambom, gerente de Avaliação da Sedu, destacou que estas avaliações não geram notas para os estudantes. Segundo ela, os dados coletados servem para compreender o avanço dos alunos e identificar suas necessidades de aprendizagem. “A aplicação no início do ano é estratégica para o trabalho do professor, pois aponta as habilidades que já foram desenvolvidas e aquelas que ainda precisam de atenção, baseando-se nas Orientações Curriculares propostas”, explicou.
O cronograma prevê que, até o dia 28 de fevereiro, todos os estudantes matriculados do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio na Rede Pública Estadual sejam avaliados. Os resultados das avaliações servirão como base para professores, gestores e a própria Secretaria da Educação na formulação de ações pedagógicas focadas no desenvolvimento integral dos estudantes. Este processo reforça o compromisso da gestão em promover uma educação que responda às demandas reais das escolas e suas comunidades.








