segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Impacto do bullying no desempenho de alunos em provas internacionais

Estudo divulgado nesta quarta-feira (4) pelo Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss) revela a relação entre bullying e o desempenho escolar de estudantes brasileiros. Os dados indicam que alunos que relatam ter sofrido bullying obtiveram, em média, até 72 pontos a menos nas avaliações internacionais em comparação àqueles que não vivenciaram esse tipo de agressão.

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O que é bullying?

O bullying é caracterizado por atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetitivos, que visam intimidar ou agredir. Este fenômeno gera dor e angústia às vítimas, e frequentemente envolve um desequilíbrio de poder, onde uma parte é mais forte em relação à outra. O bullying pode se manifestar através de apelidos ofensivos, expressões preconceituosas, isolamento social, insultos e ataques físicos, ocorrendo tanto em ambientes escolares quanto no meio digital, como redes sociais.

A relação entre bullying e desempenho escolar

O Timss, que mede o conhecimento dos alunos nas disciplinas de ciências e matemática, teve a participação do Brasil pela primeira vez em 2023. Os participantes, que compreendem alunos do 4º e 8º ano do ensino fundamental, não apenas realizaram as avaliações, mas também responderam a questionários sobre aspectos da escola e do ambiente familiar.

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No 4º ano, 24% dos alunos relataram sofrer bullying. Aqueles que vivenciaram essa situação apresentaram médias de 368 pontos em matemática e 387 pontos em ciências, indicadores que os colocam abaixo do nível de proficiência considerada “baixa”, que é de 400 pontos.

Em contraste, 48% dos estudantes que disseram nunca ou quase nunca ter sofrido bullying atingiram médias de 427 pontos em matemática e 459 pontos em ciências, evidenciando a diferença significativa no e desempenho.

A situação se repete no 8º ano, onde 23% dos alunos também relataram ser vítimas de bullying. Essa parcela teve uma média de 384 pontos em ciências e 346 pontos em matemática, enquanto 43% dos que afirmaram nunca ou quase nunca terem enfrentado bullying alcançaram 446 pontos em ciências e 403 em matemática.

Legislação e medidas de combate ao bullying

No Brasil, a Lei 13.185/2015 determina que o bullying deve ser combatido nas instituições de ensino. A legislação estabelece que cabe às escolas e outros ambientes recreativos implementar ações de conscientização, prevenção e combate à violência e intimidação sistemática.

Sobre o Timss

O Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências é organizado pela Associação Internacional para a Avaliação do Desempenho Educacional (IEA) e avalia o desempenho de estudantes em ciências e matemática desde 1995, realizado a cada quatro anos. Após a adesão em 2022, a primeira coleta de dados brasileira ocorreu entre agosto e setembro de 2023, envolvendo 44.900 estudantes, 904 professores de matemática e 916 de ciências de escolas públicas e privadas.

Os resultados do estudo indicam que mais da metade dos estudantes brasileiros apresenta dificuldades em matemática e que mais de um terço não possui conhecimentos básicos em ciências, colocando o país abaixo da média internacional em ambas as disciplinas.

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