O principal negociador comercial do Japão, Ryosei Akazawa, conversou nesta quinta-feira (17) com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, a respeito das tarifas americanas. O Japão está buscando evitar uma taxa de 25% que será aplicada caso um acordo não seja alcançado até 1º de agosto.
Durante uma ligação telefônica de 45 minutos, as duas partes reafirmaram suas posições sobre as medidas tarifárias dos EUA e realizaram uma discussão aprofundada, conforme comunicado pelo governo japonês. Tóquio pretende continuar o diálogo com Washington.
Essas conversas ocorreram após o presidente Donald Trump declarar que os EUA provavelmente manterão as tarifas de 25% sobre as importações do Japão, a menos que um acordo comercial seja finalizado antes de 1º de agosto.
O primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba, terá um encontro com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, em Tóquio na sexta-feira, conforme anunciou o governo japonês.
Bessent está no Japão para participar do dia nacional dos EUA na World Expo 2025, em Osaka, no sábado. Akazawa também estará em Osaka no sábado para receber a delegação dos EUA liderada por Bessent.
“Existem certos elementos nos quais não podemos ceder”, afirmou Akazawa a repórteres nesta quinta-feira. “Mas esperamos continuar os esforços para chegar a um acordo, tendo em vista o prazo limite de 1º de agosto.”
O Japão ainda não conseguiu fechar um acordo comercial com os EUA devido a dificuldades para conquistar concessões sobre as tarifas de 25% em automóveis, que são fundamentais para a economia exportadora do país.