12 de dezembro de 2025
sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Governo destina mais R$ 1,4 bilhão para obras da Transnordestina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou recentemente um investimento adicional de R$ 1,4 bilhão para os trabalhos da Ferrovia Transnordestina. Em sua visita ao trecho concluído em Missão Velha, Ceará, ele garantiu que os recursos para a continuidade das obras estão assegurados.\"\"

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Com o objetivo de alavancar as cadeias produtivas locais, Lula ressaltou o papel vital da ferrovia para o desenvolvimento do Nordeste, enfatizando que a região merece oportunidades de crescimento econômico.

Importância da Ferrovia Transnordestina

“O Nordeste precisa dessa obra. O Nordeste não quer ser mais tratado como se fosse a parte pobre do Brasil. O Nordeste precisa ser respeitado”, declarou o presidente.

Ele relembrou os desafios enfrentados para avançar no projeto iniciado em 2006 e expressou seu desejo de concluir a Transnordestina antes do término de seu atual mandato, em 2026.

Desafios e Compromissos

“Todo dia tinha um problema. Era um problema na Justiça, era um problema no meio ambiente, era um problema de dinheiro. Essa estrada foi, foi, foi, e eu imaginava que ela fosse acabar em 2012. Eu saí em 2010, voltei à Presidência 15 anos depois, e essa ferrovia tinha andado muito pouco. Aliás, já não havia mais interesse de fazer essa ferrovia. Eu assumi a responsabilidade de que nós vamos concluir essa ferrovia, custe o que custar”, afirmou.

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O financiamento total de R$ 15 bilhões inclui agora R$ 600 milhões do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e R$ 816 milhões derivados do leilão do Fundo de Investimento do Nordeste (Finor). Esses números reforçam a estratégia de conclusão da ferrovia.

Avanços na Construção e Impacto Regional

Até o momento, 280 quilômetros de obras estão em andamento, gerando mais de 4 mil empregos diretos e já somando mais de R$ 4 bilhões em contratos. A ferrovia, que se estende por 1.209 quilômetros e atravessa 53 municípios, liga Eliseu Martins, no Piauí, ao Porto do Pecém, no Ceará, passando por Salgueiro, Pernambuco.

Expectativas para Operação e Benefícios Econômicos

A operação inicial está prevista para o final do ano, com os primeiros carregamentos partindo do Terminal Intermodal de Cargas do Piauí em direção ao centro-sul do Ceará e regiões de Pernambuco. A ferrovia transportará produtos como soja, farelo de soja, milho e calcário, projetando um impacto positivo no PIB do Semiárido de até R$ 7 bilhões anuais.

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Reinaldo Olecio

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