Com o objetivo de aumentar a integração comercial entre Brasil e Índia, empresários, diplomatas e representantes governamentais dos dois países se reuniram para discutir novas parcerias. O evento fez parte da Reunião de Cúpula do Brics e ocorreu durante a visita do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, ao Brasil. O Fórum Econômico Brasil–Índia aconteceu no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava previsto para participar do evento, mas cancelou para retornar a Brasília, onde se encontrará com o primeiro-ministro indiano no Palácio do Planalto.
Destaque para a Índia
Com a presidência da Índia no Brics no próximo ano, o país recebeu destaque. Foram identificadas 385 oportunidades para produtos brasileiros em setores como combustíveis minerais, máquinas, produtos químicos e óleos vegetais.
Promoção de Investimentos
O Fórum foi promovido por várias organizações brasileiras e indianas, incluindo a ApexBrasil e a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na abertura, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, destacou que, embora o comércio bilateral seja significativo, há espaço para crescimento.
“A relação entre Brasil e Índia é amigável e oferece grande potencial para expansão do comércio bilateral, atualmente concentrado em poucos produtos”, afirmou Viana.
Conselho Empresarial Brasil–Índia
Ricardo Alban, presidente da CNI, mencionou que as economias dos dois países se complementam em áreas como açúcar e etanol. Durante o fórum, foi anunciada a criação do Conselho Empresarial Brasil–Índia para promover o diálogo entre empresários e governos e melhorar o ambiente de negócios.
“A busca por complementariedade em vez de competição é essencial para avançar nas relações bilaterais”, destacou Alban.
Modelo de Desenvolvimento Sustentável
Márcio Elias Rosa, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), chamou atenção para a necessidade de um modelo de desenvolvimento sustentável, enfatizando economia verde e inclusão social.
“O Brasil possui um mercado interno robusto e uma diplomacia econômica ativa, o que favorece a cooperação com a Índia”, comentou Rosa.
Parcerias e Multilateralismo
Laudemar Aguiar, do Ministério das Relações Exteriores, falou sobre a importância de fortalecer os laços entre Brasil e Índia, destacando o multilateralismo e o desenvolvimento sustentável.
“Fortalecer a cooperação entre nossos países é vital para a construção de uma ordem internacional mais equitativa”, disse Aguiar.
Desempenho Econômico
A Índia, como a quinta maior economia mundial, foi o 13º destino das exportações brasileiras em 2024. O principal produto exportado foi açúcar, apesar da alta tarifa indiana. Além disso, a Índia investiu US$ 2,93 bilhões no Brasil em 2023, enquanto os investimentos brasileiros na Índia foram de US$ 41,21 milhões.