O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou, recentemente, uma nova resolução que atualiza as normas para sociedades de crédito, financiamento e investimento, conhecidas como financeiras. Essa medida tem como objetivo consolidar e modernizar as diretrizes aplicáveis a essas instituições, refletindo as mudanças e demandas do mercado financeiro.
Inovações no mercado financeiro
De acordo com o Banco Central, a nova resolução inclui operações já permitidas para as financeiras e abrange atividades de instituições emergentes, como fintechs de crédito e instituições de pagamento. Essa inclusão é um passo importante para aumentar a competitividade no setor, permitindo que novas e tradicionais financeiras atuem de maneira mais eficaz.
Incentivos para fintechs
Outra novidade trazida pela resolução é a criação de incentivos para que fintechs de crédito e instituições de pagamento possam evoluir e, conforme seus negócios se expandem, migrar para segmentos de mercado que sejam mais compatíveis com suas operações e estratégias de atendimento aos clientes.
Data de vigência
A nova legislação entrará em vigor a partir de 1º de setembro, proporcionando assim um tempo para as instituições se adaptarem às novas regras e aproveitarem as oportunidades que surgem no cenário financeiro.
Composição do Conselho Monetário Nacional
O CMN, responsável por essa aprovação, é composto pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad; pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; e pelo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. Essa equipe está focada em promover um ambiente financeiro mais eficiente e inovador no Brasil.






