O presidente Luiz Inácio Lula da Silva planeja anunciar, ainda este mês, uma nova linha de crédito destinada a motoristas de aplicativos para a aquisição de motocicletas elétricas. Essa iniciativa faz parte de um conjunto de ações que também incluirá a distribuição gratuita de botijões de gás para famílias de baixa renda e um programa de financiamento voltado para reformas residenciais.
Programas anunciados
Durante sua participação no podcast “Mano a Mano”, Lula destacou a importância desses programas. Ele afirmou que, além do crédito para motos elétricas, será lançado um programa de financiamento para reformas, permitindo que cidadãos melhorem suas casas sem a necessidade de adquirir novas propriedades. O governo também tem a meta de entregar 3 milhões de novas unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida até dezembro de 2026.
Créditos para motocicletas elétricas
Lula mencionou especificamente a linha de crédito que beneficiará entregadores de alimentos, permitindo a eles a compra de motos elétricas. Essa medida visa não apenas facilitar o acesso a veículos sustentáveis, mas também apoiar os profissionais que fazem parte da economia de aplicativos.
Distribuição de gás de cozinha
Além da iniciativa para as motocicletas, o governo está desenvolvendo um programa para fornecer botijões de gás de cozinha de 13 quilos, gratuitamente, a famílias cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico). Essa medida tem como objetivo ampliar o acesso ao gás liquefeito de petróleo (GLP) para populações em situação de vulnerabilidade.
Por fim, Lula frisou a disparidade de preços do gás, que sai da Petrobras a R$ 37, mas chega aos consumidores a R$ 140, justificando a necessidade de ações governamentais para garantir que as famílias com menos recursos tenham acesso a esse insumo essencial.