7 de fevereiro de 2026
sábado, 7 de fevereiro de 2026

Relação Brasil-EUA tem foco diferente em Washington

O diretor-executivo para as Américas da Eurasia, Christopher Garman, expressou uma visão cautelosa em relação à relação entre o Brasil e os Estados Unidos. Segundo ele, a preocupação com essa parceria está diminuindo, uma vez que o foco de Washington se volta para outras prioridades globais. Recentemente, o Brasil foi taxado em 10% pelo governo do ex-presidente Donald Trump, taxa que foi considerada a menor aplicada antes de uma trégua de 90 dias que alinhou as medidas comerciais das principais nações, exceto a China.

Continua após a publicidade

No evento Brazil Week, realizado em Nova York, Garman destacou que a relação bilateral pode ser vista como “um cachorro que não latiu”, refletindo a falta de atenção que o Brasil tem recebido da Casa Branca.

Brasil no Mundo Multipolar

Continua após a publicidade

Ricardo Zúñiga, ex-secretário-adjunto do Gabinete de Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos EUA, comentou que o Brasil agora se encontra no “mundo multipolar que sempre quis”. Ele questionou a relevância do Mercosul neste novo contexto, sugerindo que o Brasil deve reavaliar suas alianças comerciais.

Potencial Mineral e Diplomacia Eficiente

Zúñiga reforçou que o Brasil não precisa escolher entre EUA e China, mas deve utilizar sua diplomacia em benefício próprio, especialmente em setores estratégicos, como minerais críticos. Ele ressaltou a capacidade do Brasil de se tornar uma potência mineral, embora tenha enfatizado a necessidade de melhorar sua gestão interna para aproveitar essas oportunidades.

Garman complementou a análise, afirmando que o Brasil está “bem posicionado” diante de desafios globais, possuindo ativos significativos nas áreas ambiental e energética. Ele avaliou que, em um contexto de crescente preocupação com a segurança energética e alimentar, esses ativos colocam o Brasil em uma posição vantajosa.

Desafios Internos

Contudo, o principal desafio do Brasil permanece nas contas públicas. Para Garman, é crucial que o país ajuste sua situação fiscal, visto que juros reais elevados dificultam o aproveitamento dessas oportunidades. A necessidade de reformas internas é fundamental para que o Brasil possa se firmar como um influente ator global no atual cenário internacional.


Continua após a publicidade

Vitória, ES
Temp. Agora
28ºC
Máxima
30ºC
Mínima
23ºC
HOJE
07/02 - Sáb
Amanhecer
05:28 am
Anoitecer
06:22 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
6.69 km/h

Média
26.5ºC
Máxima
29ºC
Mínima
24ºC
AMANHÃ
08/02 - Dom
Amanhecer
05:28 am
Anoitecer
06:21 pm
Chuva
1.29mm
Velocidade do Vento
8.07 km/h

Abertura do Carnaval Capixaba 2026 terá um Espetáculo

Tony Silvaneto

Leia também