8 de fevereiro de 2026
domingo, 8 de fevereiro de 2026

Trabalhadores chineses são resgatados de condições análogas à escravidão na Bahia

Trabalhadores chineses foram resgatados recentemente de uma situação análoga à escravidão em uma obra de construção da montadora de carros na Bahia. O Ministério Público do Trabalho (MPT) identificou diversas irregularidades que configuram condições de exploração.

Continua após a publicidade

Os trabalhadores enfrentaram dificuldades severas, incluindo a retenção de seus passaportes, o que impediu a sua mobilidade e retorno à China. Além disso, os relatos apontam para práticas de trabalho forçado, onde os funcionários eram obrigados a pagar uma caução. Essa medida implicava na retenção de 60% de seus salários, resultando em um recebimento de apenas 40% do valor total em moeda chinesa.

Os trabalhadores também enfrentaram ônus excessivo em caso de rescisão contratual. Essas condições adversas implicavam em um ambiente de trabalho que não apenas limitava a liberdade dos profissionais, mas também comprometia seus direitos básicos enquanto trabalhadores.

Continua após a publicidade

Diante das evidências coletadas, o MPT promoveu a ação necessária para garantir os direitos dos trabalhadores e responsabilizar os envolvidos nas práticas laborais ilegais. A situação levanta questões cruciais sobre a fiscalização das condições de trabalho na construção civil e a proteção dos direitos de trabalhadores estrangeiros no Brasil.

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

Vitória, ES
Temp. Agora
31ºC
Máxima
33ºC
Mínima
24ºC
HOJE
08/02 - Dom
Amanhecer
05:28 am
Anoitecer
06:21 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
7.2 km/h

Média
26.5ºC
Máxima
30ºC
Mínima
23ºC
AMANHÃ
09/02 - Seg
Amanhecer
05:29 am
Anoitecer
06:21 pm
Chuva
4.01mm
Velocidade do Vento
7.25 km/h

Bairros que funcionam: por que misturar moradia, comércio e serviços é...

Marcos Paulo Bastos

Leia também