A partir desta terça-feira (1º), a conta de energia elétrica sofrerá um aumento devido à ativação da bandeira vermelha patamar 2, que é o estágio tarifário mais elevado definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com essa medida, o custo para cada 100 quilowatts-hora consumidos passará de R$ 4,463 para R$ 7,877.
A decisão foi divulgada na última sexta-feira (27) em um comunicado da Aneel, em resposta ao risco hidrológico, que se agrava devido aos baixos níveis dos reservatórios, e ao aumento dos preços da energia no mercado, afetados pelo custo da geração não contratada.
O sistema de bandeiras tarifárias é organizado em cores: verde, amarelo e vermelho, cada uma com patamares 1 e 2. A bandeira verde patamar 1 indica que não há custo extra.
Desde setembro, estava em vigor a bandeira vermelha patamar 1, após um longo período em que a bandeira verde patamar 1, a mais econômica do sistema, prevaleceu.
Segundo a Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias visa proporcionar maior transparência na cobrança de tarifas para os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Criado em 2015, esse sistema reflete os custos da geração de energia no Brasil e permite que os consumidores ajustem seu uso para reduzir o valor da conta de luz.