A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta terça-feira (30) a expansão significativa da cobertura de internet 5G no Brasil, com a liberação do sinal para 506 novos municípios a partir de 5 de agosto. As operadoras que detêm concessões na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar o licenciamento e a ativação do serviço a partir desta data.
Apesar da autorização para a ativação do sinal, a Anatel ressalta que a implementação efetiva do 5G dependerá do planejamento e das estratégias individuais das operadoras. Portanto, a simples liberação das faixas não garante a instalação imediata das redes em todos os municípios.
Com esta ampliação, 19 estados brasileiros terão todos os seus municípios habilitados para a tecnologia 5G, alcançando um total de 4.808 localidades, o que corresponde a 92% da população nacional, ou aproximadamente 197 milhões de pessoas.
Os estados beneficiados com a nova etapa de liberação incluem Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
No entanto, a Anatel adverte que a introdução do 5G pode causar interferências no sinal de TV Aberta captado por antenas parabólicas. Os consumidores afetados precisarão realizar adaptações para preservar a qualidade da imagem.
Para mais detalhes sobre a implementação e possíveis interferências, os interessados podem consultar o site do Programa Siga Antenado.
Fonte: Agência Brasil