O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), utilizado como referência para ajustes em contratos de aluguel, apresentou uma inflação de 0,81% em junho deste ano, reduzindo em relação a maio (0,89%). Em junho de 2023, o índice havia registrado uma deflação de 1,93%.
Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), com o resultado de junho, o IGP-M acumula variações positivas de 1,10% no ano e de 2,45% nos últimos 12 meses.
Dos três subíndices que compõem o IGP-M, todos registraram inflação em junho, sendo que apenas um deles apresentou uma redução na taxa. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mensura a variação no atacado, teve uma inflação de 0,89% em junho, abaixo dos 1,06% registrados em maio.
Por outro lado, os outros dois subíndices apresentaram aumento na taxa de inflação. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a variação de preços no varejo, subiu de 0,44% em maio para 0,46% em junho, enquanto o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) aumentou de 0,59% para 0,93% no mesmo período.