12 de fevereiro de 2026
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Empresas investem em tecnologia e preveem crescimento de 25% em 2023

O setor distribuidor de produtos farmacêuticos do Espírito Santo tem investido na inovação para agilizar processos, identificar e atender com mais rapidez as demandas, melhorar a qualidade e, consequentemente, aumentar a margem de lucro.

Continua após a publicidade

Empresas associadas ao Sindicato do Comércio Atacadista e Distribuidor do Espírito Santo (Sincades) registraram alta no primeiro semestre e a expectativa é de fechar 2023 com crescimento de 25% em comparação com o ano anterior.

Entre as novidades em curso, a Millenium Comercial, do Grupo GMill, está desenvolvendo um Produto Mínimo Viável (MVP), um piloto, do projeto Prateleira Infinita, que tem o objetivo de adequar, via dados, a quantidade e os itens que faltam em farmácias de determinados locais, como no interior, por exemplo.

Continua após a publicidade

“A ideia é que o consumidor acesse via QR code e digite qual produto não encontrou. Isso vira dados para mostrar as necessidades de ajustes. A partir disso, vamos conseguir ter um portfólio ainda mais adequado às demandas de cada local”, explica Lucas Freire, CEO da Millenium Comercial.

Também está em andamento uma plataforma para ajudar o consumidor a encontrar a farmácia mais próxima. “Uma espécie de ‘Zé Delivery’ de produtos farmacêuticos”, conta Freire.

Internamente, outro investimento é o aplicativo Meu GMill, que vai usar inteligência artificial para potencializar as vendas, unindo sistemas que hoje existem separadamente. Ele já está sendo implantado e a ideia é fazer integração com as televendas internas e indústrias farmacêuticas, usando uma só plataforma.

Antecipando demandas

A N1 Farma Distribuidora também investe em tecnologia para inovar processos e melhorar as entregas. Entre os projetos em andamento, se destaca o de Análises Preditivas de Mercado em PowerBI.

Consiste em mapear a demanda por meio das informações próprias e do mercado, para identificação de padrões e tendência do consumo, conseguindo prever as demandas e antecipar soluções, por meio da análise de dados.

“Desta forma conseguiremos antecipar a demanda do mercado, por localização e mais precisamente por ponto de venda, consequentemente, vamos identificar quais produtos precisaremos ter em nosso depósito e em quais filiais, para atender a demanda vindoura, evitando assim a ruptura na N1 e mantendo as farmácias abastecidos para atender seus clientes”, explica Edson Vander Constantino, diretor de Tecnologia da N1 Farma.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

Continua após a publicidade
Redação
Redação
Equipe de jornalismo

Vitória, ES
Temp. Agora
24ºC
Máxima
29ºC
Mínima
24ºC
HOJE
11/02 - Qua
Amanhecer
05:30 am
Anoitecer
06:20 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
3.6 km/h

Média
25ºC
Máxima
28ºC
Mínima
22ºC
AMANHÃ
12/02 - Qui
Amanhecer
05:31 am
Anoitecer
06:19 pm
Chuva
0mm
Velocidade do Vento
6.47 km/h

Review – Corda Grapplesnake Alpha 1.25mm

Reinaldo Olecio

Leia também