Uma pesquisa do Datafolha, divulgada neste domingo, 2, sinalizou que boa parte dos brasileiros concordam com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em pressionar o Banco Central (BC) para que a Selic seja reduzida.
Porém, segundo a pesquisa, os brasileiros também acreditam que a economia tende a piorar nos próximos três meses.
Veja alguns indicativos em números:
Cerca de 71% dos entrevistados acredita que a taxa estabelecida pelo Banco Central (BC) está mais alta do que deveria. Já 17% das pessoas entrevistadas disseram acreditar que a taxa está adequada. Ainda outros 5% defenderam que ela está mais baixa do que deveria. Das pessoas que responderam a pesquisa, 6% não souberam responder.
A pesquisa do Datafolha foi realizada em um contexto em que o o presidente Lula tem feito duras críticas a política monetária do Banco Central, críticas que se estendem a gestão de Roberto Campos Neto. Segundo o presidente, não “tem explicação” a Selic estar elevada.
O levantamento ainda revela que 80% dos brasileiros entrevistados afirmam que Lula tem agido corretamente ao pressionar o BC para que a taxa de juros seja reduzida. Cerca de 16% discordam e 4% não souberam responder.
Apesar de boa parte dos entrevistados concordarem com a postura do presidente em relação ao BC, a pesquisa Datafolha mostrou que cresceu o porcentual de brasileiros que acreditam em uma piora da economia do País nos próximos meses. Das pessoas entrevistadas, 26% dos têm essa impressão – há 3 meses, nos resultados da pesquisa de dezembro, esse valor era de 20%.
O levantamento Datafolha foi realizado entre os dias 29 e 30 de março e entrevistou 2.028 pessoas. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos e a taxa de confiança da pesquisa é de 95%.