O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos autorizou, nesta segunda-feira (10), a realização de um concurso público para preencher 814 vagas no Ministério da Ciência e Tecnologia em Inovação. As vagas são para cargos de nível superior, nas funções de analista, tecnologista e pesquisador.
A partir dessa autorização, o Ministério tem até seis meses para divulgar o edital, ou seja, até 10 de outubro. A portaria define também o prazo de dois meses entre a divulgação do edital e a aplicação das provas.
Concursos do governo federal
O concurso para o MCTI é o segundo a ser autorizado pelo governo federal na gestão 2023 do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em março, a Portaria nº 440, do Ministério das Relações Exteriores, autorizou a realização de concurso com 30 vagas para o cargo na classe de terceiro-secretário da carreira de diplomata, que exige nível superior completo.
Já no Ministério da Ciência e Tecnologia em Inovação, essa é a primeira autorização de concurso público assinada pela ministra Esther Dweck. A pasta é responsável pelo estudo e autorização de concursos federais das solicitações encaminhadas pelos órgãos da Administração Pública Federal.
Esther Dweck destacou a retomada de concursos públicos entre seus primeiros compromissos de gestão.
“Iremos retomar o debate sobre reestruturação de carreiras, remuneração e realização de concursos públicos”, afirmou durante seu discurso de posse, em janeiro.
A realização de concursos faz parte dos objetivos de profissionalização da administração, com objetivos de qualificar e recompor a força de trabalho, fortalecer órgãos públicos e melhorar o atendimento à população.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.







