Um aumento de 90% na conta de energia, assustou moradores do bairro de Central Carapina na Serra. O aumento teria ocorrido de um mês para outro após a instalação do sistema BT ZERO, que evita furto de energia.
Na tentativa de resolverem a questão alguns moradores recorreram ao deputado estadual Alexandre Xambinho que esteve na comunidade na última segunda-feira,17, acompanhado da EDP, que se comprometeu em disponibilizar duas vans à população com atendimento de consulta de datas, horários, esclarecimentos sobre as medições e afins.
“Depois da instalação da rede BT Zero que é um sistema de medição centralizada, as contas de energia elétrica aumentaram em três vezes o valor que os moradores pagavam. Por isso, viemos aqui cobrar da EDP esclarecimentos”, comentou Xambinho.
O deputado também destacou que a empresa tem prazo até o dia 21, próxima sexta-feira para solução do problema: “Precisamos solucionar o problema da cobrança abusiva para os moradores de Central Carapina, até sexta-feira, 21, demos um prazo para respostas concretas. Se não tivermos um retorno satisfatório para o bairro vamos cobrar com ações mais enérgicas”.
A polêmica do sistema BT ZERO
O sistema de rede BT (baixa tensão) ZERO visa eliminar a baixa tensão das áreas implantadas, mantendo o custo operacional dos serviços técnico comerciais já praticados. O sistema também auxilia no combate ao furto de energia, levando a redução da inadimplência.
Entretanto, essa não é a primeira vez que aumentos são identificados após a instalação do sistema, o mesmo já ocorreu em 2019, afetando moradores de Serra e Cariacica que receberam contas com aumento de até 100%, razão pela qual alguns moradores protestaram em frente a empresa.